O prazer de conviver: Convivium Slow Food Pirenópolis

Embora tenha sido formalizado em 2006, as iniciativas para se formar um Convivium em Pirenópolis começaram em 2004, logo após minha participação no primeiro Terra Madre.

A participação neste evento superou minhas expectativas. Os cinco dias de vivências e convívio com participantes do mundo todo e com nossos anfitriões (desde os envolvidos diretamente na organização, até as famílias que nos hospedaram) mais do que reafirmar a empatia, acenderam uma grande chama de paixão em meu coração.

Foi com muita emoção que voltando ao Brasil e à Pirenópolis quis mostrar aos meus amigos e conhecidos, que atuavam em áreas afins, o grande movimento que falava a nossa língua: em defesa da soberania dos povos, por uma alimentação saudável, por um mundo mais justo, por uma vida mais feliz.

E não foi difícil convencê-los, pois Pirenópolis tem pessoas especiais! Ela é uma cidade que tem vários apelos: é uma cidade histórica, que manteve suas características físicas e culturais, ao mesmo tempo que abriu-se para o mundo recebendo pessoas de diversas partes que para cá vieram atrás de uma vida mais simples e saudável. Aqui é cheio de gente slow!

Assim, com a vontade de conviver, de aprender e trocar, organizamos nossos primeiros encontros. Sempre bem informais, buscando na simplicidade de um encontro de amigos e na proposta da boa convivência ancorar os conhecimentos e propostas Slow Food. Seja na sugestão de que cada participante resgate em si seu lado gourmet, ao preparar um prato para trazer para os encontros; ao dividirmos as responsabilidades do encontro (da organização à limpeza); ao fazermos visitas aos produtores; ao levarmos para o conhecimento de todos notícias sobre produtos e produtores do mundo afora; ao pesquisarmos sobre os pratos que produzimos (temos pesquisadoras aplicadíssimas, que apresentam seus pratos até com bandeirinhas explicativas!).

Enfim, este é o convívio de Pirenópolis[1]



[1] Pirenópolis fica no Estado de Goiás, 137 km de Brasília, e é Patrimônio Histórico Nacional. Veja mais sobre a cidade em www.pirenopolis.tur.br 


Kátia Karam é antropóloga, produtora rural e líder do Convivium Pirinópolis.

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

7

Transumância

Date 5 dezembro, 2022
Era uma manhã de domingo nublada, um pouco chuvosa. Final de outubro, outono em Madrid. Algumas das principais ruas do centro da...

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...