Ecogastronomia no Cinema II

Festival Slow Food on Film – Bologna (Itália), 7-11 de Maio 2008
 
Sobre o alimento pode-se falar de mil formas e Slow Food, acreditando no forte valor comunicativo dos produtos audiovisuais, realiza, em colaboração com a Cinemateca e a Prefeitura de Bolonha, o Slow Food on Film.

O objetivo do Festival Slow Food on Film de Bolonha é dar voz e espaço ao imaginário do alimento, com uma natural predileção à aproximação consciente e slow ao mundo da gastronomia e do sistema agroalimentar, explorando também as muitas sugestões que o tema ativa: pulsões, perversões, implicações sociais, identitárias, afetivas…Valorizar a componente cultural da alimentação, ativar o cérebro no ato de comer, estimular o paladar e a vista: comer não é somente ingerir alimentos mas, como o Slow Food acredita desde há muitos anos – é um ato cultural.

O festival privilegia o ponto de vista do cinema off: curtas-metragens, documentários em concurso e nas retrospectivas, sem esquecer o cinema oficial e a televisão. As pessoas interessadas em participar podem consultar as condições de participação no site www.slowfoodonfilm.com até o dia 15 de Março.
 
As projeções das películas, com legendas em italiano e inglês, serão realizadas nas duas salas Lumière da Cinemateca de Bolonha. Além das projeções em sala, das quatro seções do concurso, das retrospectivas temáticas, o programa do festival vai propor atividades dedicadas à convivialidade, através da realização de eventos gastronômicos que acompanham, durante os cinco dias, o programa cinematográfico.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...