Banana Nanica verde, Batata da Serra e Cacto Palma

Cozinha de garimpo na Chapada Diamantina

Banana Nanica verde, Batata da Serra e Cacto Palma A Chapada Diamantina, na Bahia, muito tempo atrás foi uma importante zona de extração de diamantes. Hoje, vive do turismo. É um lugar mágico, graças à sua diversidade geográfica, mostrando ao visitante o sertão, a caatinga, montanhas enormes e água, muita água, águas claras, límpidas, deliciosas.

O garimpeiro tinha uma culinária toda especial e é na pequenina e linda cidade de Lençóis, porta de entrada da Chapada, que ainda se encontra o que restou daquela cozinha toda especial: pirão de parida, godó de banana, cortado de mamão verde e cortado de palma, um tipo de cacto da caatinga nordestina e que serve de sustento para muitas famílias do sertão. Isso sem falar na batata da serra, um tipo de tubérculo que, segundo me garantiram, só nasce lá, no alto da serra, livre leve e solta. Não é cultivada, é apenas colhida por dois ou três remanescentes de garimpeiros, que se encarregam de trazer a estranha batata, que pode chegar até sete quilos, para os restaurantes da região. A batata é comida crua, em saladas, e até como sobremesa, acompanhando o doce de banana feito na região. É praticamente água pura e, além de servir de sustento para os garimpeiros, hidratava o pessoal. O gosto assemelha-se a uma melancia salgada, bem interessante.

Seu Nequinho e Raquel em frente ao Neco's Bar Em Lençóis, o lugar para se comer a comida de garimpo é o Neco’s Bar, de seu Nequinho e Raquel. O restaurante é simples, mas cheio de charme, já que está instalado em uma das inúmeras casas centenárias que ainda sobraram da época do garimpo. É passagem obrigatória de todos que visitam Lençóis. Descendente de garimpeiro, seu Nequinho faz questão de manter a cultura gastronômica da Comida de Garimpo. Ele é cozinheiro, mas, hoje, quem pilota o fogão com grande competência é sua mulher, Raquel.

Ah, pirão de parida, que, como o nome diz, era para alimentar a mulher que tinha acabado de parir e estava amamentando, é feito com o caldo do ensopado de galinha caipira. Godó de banana é um ensopado feito com banana nanica verde, que acaba tendo um gosto parecido com o da batata inglesa. E o cortado de palma tem um gosto parecido com um ensopadinho de vagem. Tudo uma delícia. 

Comida de Garimpo


Chico Junior é jornalista e autor do livro Roteiros do Sabor Brasileiro – que une turismo e a gastronomia regional do Brasil. [email protected]

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress