A palavra jerivá vem do Tupi Guarani e significa “fruta gomosa de cacho”. O jerivá (Syagrus romanzoffiana) é uma palmeira de estipe (tronco sem ramificações), atingindo altura média de 6 a 15 m, mas até 30 metros se estiver no meio da floresta, com o tronco variando de 25 a 62 cm de diâmetro.
A parte externa do fruto é carnosa, amarelada ou alaranjada, marcada por três cicatrizes, resultado da polinização. A polpa é composta de uma mucilagem adocicada, muito apreciada por alguns animais, como papagaios, maritacas, esquilos caxinguelê, cachorros e pelos humanos.
Internamente, possui uma pequena castanha, e a prática da quebra dos coquinhos, feita com pedras para alcançar as suas amêndoas, é uma lembrança comum dos habitantes do interior. Frutifica em vários meses do ano, principalmente de agosto a dezembro.

Na medicina popular, o chá da casca e da flor é usado no combate ao amarelão, problemas renais e diarreias. A casca e o suco do coquinho têm propriedades vermífugas. A amêndoa, rica em proteína e cálcio é um excelente alimento para pessoas convalescentes e o óleo da amêndoa tem propriedades que podem ajudar a diminuir os efeitos da osteoporose, artrite e reumatismo, além de poder ser utilizado como óleo de cozinha. O palmito, apesar de pouco volumoso e amargo, tem textura e sabor excelente quando extraído de plantas jovens (com 5 a 6 anos), fervidos antecipadamente para retirada da seiva. A extração do palmito, que implica no sacrifício da palmeira, só deve ser feita em plantas cultivadas com esse objetivo ou de manejo controlado. Por fim, os frutos alaranjados com polpa espessa, fibrosa e saborosa, são apreciados pelas crianças da zona rural, que encontram ao mascá-los algo próximo a um “chiclete natural”.

Cacho de coquinhos de jerivá. Foto: José Reynaldo da Fonseca

Com a polpa do jerivá é possível preparar sucos saborosos, sorvetes, doces, licores, condimentos e gelatinas. As sementes podem ser quebradas para a retirada da amêndoa ou esmagadas para extração do óleo.

Indicação: Gabriel Menezes
Texto e pesquisa: Marcelo Aragão de Podestà e Ligia Meneguello
Este produto compõe o projeto:

logo projeto completa

Outros produtos da Arca do Gosto

Comments:

ztop
20 de agosto de 2021

Boa e bonita, é linda planta com frutos saborosos.

Deixe um comentário: