É uma planta rústica, e com bom potencial nutricional, rica em vitamina A, além de fornecer cálcio, ferro e vitamina C. Da família botânica das Baselácias, possuem alta resiliência, sendo rústica e de fácil plantio, se configurando um importante recurso alimentar para as populações das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A bertalha é uma trepadeira, de caules e folhas verdes, com as nervuras da face inferior arroxeada ou avermelhada, carnosas e suculentas; apresenta pequenas flores brancas. Tem preferência por ambiente úmido mas com sol direto, ocorrendo de forma espontânea em áreas abertas e de capoeiras. Não há cultivos comerciais, se restringindo a hortas domésticas, de preferência junto a cercas e latadas, utilizada às vezes em ornamentações.
É um alimento tradicionalmente utilizado por ser uma verdura trepadeira perene, encontrada em quintais, mas que está sumindo culturalmente devido às mudanças de hábitos de moradia e consumo.
Usos gastronômicos
De folhas e raízes comestíveis. As folhas desta videira são verde escura e possuem um sabor suave. Podem ser usadas tanto em saladas quanto para cozinhar, como o espinafre, crua, mas principalmente na forma cozida ou refogado, com ovos ou em bolinhos, por exemplo. As raízes podem ser consumidas em purês, cozidas ou fritas. O suco púrpura das suas raízes pode ser usado como um corante natural para alimentos.