Comunicado sobre projetos durante pandemia

Querida rede Slow Food Brasil e parceiros,

Ao mesmo tempo que cumprimentamos todas e todos, desejando que estejam lidando bem com o momento desafiador que estamos vivendo, comunicamos que a Associação Slow Food do Brasil, por decisão de seu Núcleo Gestor e Diretoria, não retomará, em 2020, as ações de campo previstas para este ano. A decisão decorre do cenário incerto da pandemia do Covid-19 no Brasil, da baixa perspectiva de que condições seguras para traslado das equipes e interação com as comunidades se estabeleçam até o final do ano, e da avaliação de que vale a pena ajustar o quanto antes as atividades de 2020 ao invés de aguardar as duvidosas condições de retomada da rotina de campo.

Atualmente estamos envolvidos na execução de cinco projetos que envolvem atividades de campo, todas envolvendo agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos originários. São eles:

1. Empowering Indigenous Youth and their Communities to Defend and Promote their Food Heritage, atuando com os povos Kiriri e Sateré-Mawé, parceria entre SFI e FIDA

2. Slow Food na Defesa da Sociobiodiversidade e Cultura Alimentar Baiana, atuando com agricultores familiares e comunidades de fundo e fecho de pasto, parceria entre ASFB, CAR e FIDA.

3. Apoio técnico aos produtores indígenas Sateré-Mawé na execução da política pública da merenda escolar indígena, atuando com o povo Sateré-Mawé, parceria entre ASFB e Embaixada da Suíça no Brasil.

4. Educação contextualizada, agroecologia e políticas públicas na Terra Indígena Andirá-Marau do povo Sateré-Mawé, atuando com o povo Sateré-Mawé, parceria entre ASFB e PNUD.

5. Fortalecimento da identidade territorial, valorização da cultura alimentar e da  sociobiodiversidade de comunidades tradicionais e jovens rurais do estado do Ceará, atuando com os povos Tremembé e Tabajara, parceria entre ASFB, AKSAAM (FIDA) e FUNARBE (UFV). 

Estamos engajados no replanejamento das ações de 2020 e 2021, zelando para que a continuidade dos projetos seja responsável e comprometida com as realidades territoriais e com os princípios do movimento.

Que possamos superar este momento da forma mais segura e amena possível, priorizando a saúde e a segurança de quem coloca alimento na nossa mesa. 

Atenciosamente, 

Associação Slow Food do Brasil

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress