Slow Food define os princípios para o Mercado Terra Madre Salone del Gusto

O Bom, Limpo e Justo toma forma concreta

O Mercado de produtores (900 expositores, Fortalezas Slow Food e Comunidades Terra Madre) sempre foi o coração do Terra Madre Salone del Gusto. O evento será realizado em Turim (Itália), de 20 a 24 de setembro e é a principal vitrine das atividades, projetos e políticas da rede Slow Food.

O Slow Food assume o compromisso de apoiar os produtores do Mercado, tornando-os embaixadores da filosofia do “bom, limpo e justo” e de suas campanhas internacionais. Agora, este compromisso toma forma concreta pela primeira vez, com a publicação dos critérios de seleção, uma ferramenta prática em constante evolução, com objetivo duplo: utilidade máxima para produtores e máxima conformidade com os princípios do movimento.

Além de ajudar na seleção dos expositores, essas diretrizes são uma referência para os próprios produtores — mesmo para aqueles que não participam do evento—, que poderão usá-las para continuar trabalhando por uma melhor qualidade geral.

O documento define regras gerais, além de critérios detalhados para setores específicos. Por exemplo, nenhum produto pode conter OGMs ou óleo de palma (exceto a Fortaleza Slow Food do óleo de palma da Guiné Bissau) e a embalagem deve ser mínima, fácil de abrir e reciclável.

Para carnes curadas e processadas, deve ser dada prioridade a empresas que usem carnes provenientes de criações em sistema aberto (caipiras ou free-range) ou semiaberto; de raças nativas; e sem nitritos. Além disso, carnes curadas contendo cultura starter, sacarose, dextrose, lactose, soro lácteo ou caseinatos e realçadores de sabor não poderão ser vendidas.

Apenas pães de fermentação natural podem ser vendidos e expostos, dando preferência a pães produzidos com cereais de origem local e variedades tradicionais. Pães feitos com melhoradores alimentares e adjuvantes, aditivos, estabilizantes, conservantes e assim por diante, não poderão ser expostos e vendidos.

Será dada preferência a azeites de oliva extravirgens produzidos com azeitonas de cultivares nativos da área de produção e a produtores com certificação orgânica ou biodinâmica, ou cujas oliveiras sejam cultivadas com métodos sustentáveis.

Graças à aplicação dessas diretrizes, o Mercado da Terra do Terra Madre Salone del Gusto 2018 estará lado a lado com a associação Slow Food para transmitir uma filosofia produtiva cada vez mais centrada no “bom, limpo e justo”, assim como na defesa da biodiversidade e na promoção da práticas agroecológicas e sustentáveis.

O programa completo do Terra Madre Salone del Gusto será publicado no mês de junho. Até lá, atualizações serão regularmente publicadas no site www.salonedelgusto.com/en

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

7

Transumância

Date 5 dezembro, 2022
Era uma manhã de domingo nublada, um pouco chuvosa. Final de outubro, outono em Madrid. Algumas das principais ruas do centro da...

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...