disco xepa day 2018

Lute contra o desperdício de alimentos de uma forma divertida com o World Disco Xepa Day

disco xepa day 2018

Venha cozinhar, dançar e comer no dia 28 de Abril

Da Uganda ao Japão, do Brasil à Holanda, no dia 28 de abril a Rede Jovem do Slow Food (SFYN) une forças junto à Disco Xepa. Nesse mesmo dia, ao redor do mundo, O SFYN vai promover eventos onde os organizadores e visitantes irão tornar alimentos descartados em pratos deliciosos. Um evento para cozinhar, comer e dançar todos juntos. Ao mesmo tempo em  que pensamos seriamente sobre a grande quantidade de comida que é jogada fora, vamos mostrar de uma forma divertida como salvar esses alimentos.

Ano passado o SFYN organizou o primeiro World Disco Soup Day. Junto com milhares de pessoas, nós dançamos e salvamos uma grande quantidade de alimentos ao longo do dia. Transformamos mais de 5.000 quilos de comida em 25.000 refeições. Mais de 100 Disco Xepas foram organizadas em 40 países, espalhadas pelos 5 continentes.

O World Disco Xepa Day vai ser ainda maior esse ano! As Disco Xepas locais vão trabalhar juntas no mesmo dia, gerando um impacto global para o futuro.

 

“Para salvar o planeta, você tem que dar uma festa maior ainda do que as pessoas que estão arruinando ele” disse uma vez, Tristram Stuart, fundador do Envairomental Organization Feedback.

Hoje, um terço de todo alimento produzido para consumo humano é desperdiçado, estão alimentando o lixo. Economizar 25% disso, seria o suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas que sofrem de fome no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Todos nós estamos preocupados com esse grande problema e queremos mudar isso. Não apenas dizendo para você não desperdiçar comida, mas também comemorando quando você salva ela! E é isso que fazemos com a Disco Xepa.

No World Disco Xepa Day, organizadores, chefs e voluntários irão, todos juntos, coletar, lavar, limpar, cortar e cozinhar as sobras de alimentos de produtores, restaurantes, feiras e mercados. Não só depois, mas também durante os preparativos, música e dança estão acontecendo ao redor!

“Muitas vezes, as pessoas têm a percepção de que  trabalhar contra a mudança climática pode ser um trabalho bastante difícil. Disco Soup é a maneira perfeita de mostrar que as soluções são realmente deliciosas e que você pode se divertir muito enquanto você está fazendo isso também “. Líder do British Environmentalist Group Feedback.

28 de Abril: Guarde esta data e participe!

Venha e lute com a gente de uma  maneira divertida! Envolva-se do jeito que você mais gosta:

  • Organize sua própria Sopa Disco: temos guias passo a passo prontos para você. (leia mais abaixo)
  • Participe de um: verifique o mapa de Disco Xepas ao redor do mundo: https://goo.gl/4ZnWRk
  • Compartilhe no Facebook o seu evento no World Disco Soup Day
  • Mostre seu suporte online! Via Facebook, Twitter, Instagram. Siga-nos, mas ainda melhor, se você está fazendo algo para lutar contra o desperdício de alimentos, marque-nos!
    • #worlddiscosoupday #wdsd
    • #fillbelliesnotbins
    • #slowfoodyouthnetwork #sfyn

Acesse o seu guia e kits de ferramentas para organizar uma sopa de disco!

Conheça o Guia Prático para organizar uma Disco Xepa. Dê uma olhada no nosso arquivo “Readmefirst”. Junte-se ao nosso grupo especial do Facebook para organizadores. Tenha um gostinho do que esperar com o nosso kit de ferramentas!

Saiba mais em: Disco Xepa Mundial (Site do Slow Food Internacional)

Quer mais detalhes? Entre em contato com nossos coordenadores de projetos globais: [email protected] e Caio [email protected] ou o contate o SFYN na América Latina : [email protected]

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...