A idéia surgiu de Cenia Salles e Margarida Nogueira e da vontade de compartilhar com os associados do Slow Food e outros interessados, os inúmeros materiais reunidos durante os anos que tem atuado no movimento.
O acervo conta agora com materiais institucionais, publicações variadas trazidas dos eventos Terra Madre/Salone del Gusto (Itália), livros de gastronomia, sobre educação, ecologia, sustentabilidade, revistas nacionais e internacionais, DVDs, amostras de produtos da Arca do Gosto, das Fortalezas e das Comunidades do Alimento, materiais das Campanhas do Movimento Slow Food e dos Grupos de trabalho temáticos.
Sala do Acervo/Crédito: Cenia Salles
Já temos no momento vários doadores e foi criado um grupo de trabalho voluntário que cuida da organização e manutenção do Acervo. Contamos com a primorosa catalogação de Dalva Bolognini, museóloga , escritora, e grande colaboradora do movimento.
Convidamos toda a rede Slow Food Brasil, líderes, chefs, acadêmicos, comunidades, produtores, rede jovem, associados e simpatizantes a usufruir e contribuir para o enriquecimento deste acervo. Seja com um livro que foi escrito ou uma tese defendida, nos princípios do Slow Food e temas relacionados.
Nossa idéia é que seja um espaço de referencia, apresentação dos materiais e pesquisa para difusão dos princípios do movimento.
A Associação Cultural Saudável Mente cedeu uma sala em sua sede para abrigar o acervo, que foi inaugurado em maio de 2015, com a honrosa presença do Carlo Petrini.
Interessados em informações e agendamento de visitas, enviar email para [email protected].
Mesa da Biodiversidade/Crédito: Adriana Vernacci