11866443 1479292929059078 2916747955926420578 n

Slow Food Cerrado integra o Comitê Criativo da Virada do Cerrado

11866443 1479292929059078 2916747955926420578 n

Sustentabilidade em pauta na primeira Virada do Cerrado

Mais de 30 entidades, incluindo o convívio Slow Food Cerrado, são parceiras da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal na realização da Virada do Cerrado, que acontece de 11 a 13 de setembro com programação colaborativa.

Durante três dias, o Distrito Federal vai celebrar o Cerrado e a consciência ambiental na “Semana do Cerrado”, incluída no calendário oficial de eventos em cumprimento da Lei 4.939/2012.

Organizada por um comitê de entidades e coletivos comprometidos com a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento de consciência crítica das dimensões da sustentabilidade – econômico, social, ambiental, cultural, ético, político, estético – a primeira Virada do Cerrado é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais que um evento, a Virada do Cerrado é um grande programa colaborativo de mobilização e educação ambiental que promove atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais. Integra o poder público, organizações da sociedade civil e setor privado em um grande movimento pela sustentabilidade. O objetivo é que o programa de caráter continuado tenha uma celebração anual, unindo entretenimento, mobilização social e responsabilidade socioambiental.

Nos dias 11 e 12, a programação da Sema, Ibram, Sebrae e Funarte contará com múltiplos atores debatendo os temas Água, Agroecologia e Consumo Consciente. O secretário de Meio Ambiente, André Lima, dará as boas vindas à mesa de abertura da Virada do Cerrado. Em seguida a agenda continua com seminários sobre o uso sustentável da água, estratégias de mobilização social e educação ambiental, com participação do ator e produtor de alimentos orgânicos Marcos Palmeira e a diretora da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela. No dia 13, a programação será repleta de atividades esportivas e culturais.

Diversas atividades estão sendo organizadas também pelas Administrações Regionais. Em Itapoã, por exemplo, haverá caminhada e limpeza do parque ecológico da região. No Parque Ecológico do Paranoá, os visitantes encontrarão piquenique, palestras, competição de pipa, musicais e pintura de rosto. Em Planaltina, os participantes poderão fazer trilhas ao redor do Parque Sucupira e assistir vídeos ambientais. No Jardim Botânico de Brasília será inaugurado o Cerratenses — Centro de Excelência do Cerrado.Já em Santa Maria haverá mutirão de criação e instalação de lixeiras feitas com pneus e montagem de jardins, além de curso de produção de sabão caseiro.

O movimento Slow Food está engajado desde as primeiras reunões sobre o projeto e integra o Comitê Criativo da Virada do Cerrado. O convívio Slow Food Cerrado está preparando a segunda edição do Festival Gastronômico Cerrado Week entre os dias 11 e 20 de setembro onde o público poderá percorrer diversos estabelecimentos da capital e de algumas cidades de Goiás para conhecer os sabores do Cerrado.

“Acreditamos que os cozinheiros são os melhores intérpretes do território e conseguem traduzir o terroir com criatividade, inovação e inclusão. Nesse processo, conseguimos fomentar toda a cadeia produtiva e ao mesmo tempo, trabalhamos de forma lúdica a sustentabilidade e a defesa do nosso amado bioma”, ressalta a coordenadora-geral do evento e líder do convívio Cerrado, Ana Paula Jacques.

Para Jean Marconi, facilitador da região Centro-Oeste do Slow Food, a potencialidade dos frutos do cerrado ainda é pouco conhecida para o grande público. “Temos mais de 200 frutos com potencial para a alimentação humana, mas não conhecemos mais de 10 exemplares. Por isso é importante o incentivo a produção local, o que gera renda a agricultura familiar e garante todo o frescor proporcionado pela sazonalidade do cerrado”.

A Virada do Cerrado quer que a população se envolva ativamente em cada uma dessas iniciativas, apropriando-se não só do espaço público como também da responsabilidade pela preservação do mesmo.

A programação inicial já está disponível no site “Tô na Virada”, o canal oficial de divulgação do evento. Conheça também as organizações e entidades que fazem parte do Comitê Criativo.

Serviço:
Virada do Cerrado – Cidadania e Sustentabilidade
De 11 a 13 de setembro, em diversas regiões do DF.
Programação no site: http://tonavirada.org/
www.facebook.com/tonavirada

Festival Gastronômico Cerrado Week
De 11 a 20 de setembro, em diversos estabelecimentos do DF e algumas cidades de Goiás.
Acompanhe as atualizações na fanpage do evento: www.facebook.com/cerradoweek

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Paçoca de macaúba

Ingredientes amêndoa do coco da macaúba farinha de mandioca açúcar, rapadura ou sal Como fazer Quebre os cocos maduros retirando as amêndoas. Soque as amêndoas no pilão até que elas se tornem...

Sorvete de macaúba

ngredientes polpa de 24 macaúbas 2 litros de leite 2 colheres (sopa) de maisena 1 colher (sopa) de liga de sorvete açúcar a gosto Como fazer Coloque a polpa de macaúba no...

Pão de macaúba

Ingredientes 150g de farinha de macaúba peneirada 40g de fermento para pão 1 colher (sobremesa) de açúcar 200ml de leite 2 colheres (sopa) manteiga sal 2 ovos 3 xícaras de farinha de...