Quem alimenta o planeta

Terra Madre Jovem / We Feed the Planet: Quem decide o futuro da comida?

Quem alimenta o planeta

Camponeses, artesãos da comida, pescadores, nômades, indígenas. Sabemos que são eles os encarregados de levar adiante a lição de nutrir o planeta com responsabilidade, dignidade e paixão. Nós os chamamos de pequenos produtores, agricultores familiares e representantes de comunidades do alimento.

Eles, que estão perto da terra, fazem muito mais do que produzir. Nos ensinam a proteger as fontes insubstituíveis de nossa alimentação: as diversas sementes, plantas, raças animais, a água e o solo. Além disso, nos mostram como seus trabalhos têm a ver com a nutrição, mas também com a beleza de viver, com a felicidade que deriva das coisas boas, das divisões, da sabedoria de preservar a terra e entregá-la às gerações futuras.

Alimentar o planeta é o maior desafio que nossa geração enfrenta. Em Milão, a EXPO 2015 foca neste tema e atrai os olhos do mundo procurando por respostas. Os jovens são a esperança para o futuro da terra que pisamos, uma possibilidade de resgatar quem passa fome e sofre de má nutrição. São os primeiros capazes de inverter um sistema econômico mundial que está destruindo a casa onde moramos em nome de uma concepção que confunde o desenvolvimento com o lucro, o crescimento com a competição. São os jovens os responsáveis por levar adiante uma história milenária escrita por cada escavada, cada foice, cada rede de pesca, cada panela e colher, cada esforço gasto pela terra e pela comida. Logo, não seria inútil discutir a alimentação do nosso futuro sem a presença destes pequenos produtores, jovens camponeses e artesãos?

Tendo isso em mente, Slow Food e Slow Food Youth Network (rede jovem do Slow Food) lançaram um grande desafio: com o evento Terra Madre Jovem – We Feed The Planet fazer subir ao palco da EXPO 2015 aqueles que mais merecem: os jovens camponeses, que ao produzir a comida, dão empenho, trabalho duro, ânimo e garra. Pois, ninguém melhor do que eles para nos contar como nutrir o planeta e assumir este dever nos próximos anos.

O evento acontecerá de 3 a 6 de outubro de 2015 em Milão, na Itália, visando discutir o futuro de nossa comida e alimentação. Os protagonistas serão todos os atores com menos de 40 anos da cadeia alimentar: milhares de camponeses, artesãos da comida, pescadores, nômades, indígenas, cozinheiros, estudantes e ativistas de todo o mundo.

Por meio de uma campanha de Crowdfunding (financiamento coletivo), pretendemos arrecadar fundos para cobrir os custos de viagem destes pequenos produtores até Milão. É hora de dar a palavra àqueles que trabalham duro noite e dia para encher o prato do nosso dia a dia. Toda ajuda é de fundamental importância para nutrir o planeta com uma nova esperança!

>> Contribua e divulgue: www.wefeedtheplanet.com

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress