Rango Organico.

A valorização da agricultura familiar e da cultura regional

Rango Organico.

No final de semana de 07, 08 e 09 de novembro de 2014, aconteceu em Piracicaba-SP o III Festival Curau – Culturas Regionais e Artes Urbanas. O Festival é construído de forma colaborativa, com programação gratuita para todos os públicos, sendo as atividades realizadas em locais acessiveis e com grande movimentação de público, como a Rua do Porto, Casa do Povoador, Lardo dos Pescadores e SESC Piracicaba.

Durante todo o final de semana ocorreu diversas atrações culturais, entre elas: Apresentação de Maracatu – Porto Maracatu e Baque de Santa, Grupo de Samba de Lenço “Mestre Antônio Carlos Ferraz”, Grupo de Batuque de Umbigada “Mestre Herculano”, Sarau Culturupira, Capoeira de Angola (Mestre Zequinha), Intervenção Teatral – Liberdade, Liberda(…) Des – Grupo Por Volta de Logo Depois, além da intervenção internacional de Dub FX.

D. Lourdes preparando o risoto

 

Conforme o povo curtia todo essa movimentação, cantando, dançando, entrando no ritmo dos tambores e dos mais diversos ritmos, podiam curtir também a Feira de artesanatos tradicionais e Feira de troca, sendo um segmento da economia solidária, onde existe uma expectativa para que se fomente essa vertente econômica, ampliando o uso da moeda social para o desenvolvimento local e a geração de trabalho e renda. Nesta filosofia de resgate de tradições e de manter viva uma cultura, é que entra nosso alimento bom, limpo e justo. Existia ali, durante todo o evento a Dona Lourdes Lázaro (Sitio São Benetido) e sua família e amigos, do Projeto Direto da Roça e da Rede Guandu, que produzia os rangos orgânicos para o Festival!

 

Rango Orgânico
No cardápio constava Risotto de 3 folhas (espinafre, almeirão e chicória orgânica, queijo meia cura artesanal piracicabano e arroz integral), mandioca orgânica e sucos de acerola, tamarindo e manga, sendo todos maravilhosos. O projeto Direto da Roça existe desde outubro de 2012, e surgiu através da necessidade de criar uma nova opção de escoamento da produção de agricultores familiares de Piracicaba e um novo modo de consumo para os moradores da Vila Independencia e região. O projeto produz cestas fechadas, o qual permite que o produtor consiga escoar sua produção de maneira mais uniforme comercializando todos os produtos da época.

 

Como se vê, é nítida o ótimo trabalho que se vem fazendo para a valorização da agricultura familiar na cidade de Piracicaba, e o perfeito link com toda a filosofia Slow Food. Que isso seja apenas o retrato de um excelente final de semana que acompanhei em Piracicaba e que me remeteu a vários ensinamentos acompanhados no Salone del Gusto, em Turin, e que assim consigamos, num futuro próximo, ter diversas outras atividades com essa valorização cultural. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente ao Coletivo Piracema por tais ações que foram construídas colaborativamente. Segue o link onde pode acompanhar melhor o Projeto Direto na Roça: http://piracema.wix.com/diretodaroca

Divulgação do Direto da Roça

 

*Todas as informações divulgadas, foram retiradas do Coletivo Piracema e do site “Direto da Roça”, sendo aqui um agrupamento de ações que foram acompanhadas durante todo o evento. 

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...