Nota de Repúdio à derrubada dos licurizais em Capim Grosso – BA

Brasil, outubro de 2014

A todos os apoiadores e simpatizantes do Movimento Slow Food Brasil
A todos os camponeses e agricultores familiares  que alimentam os brasileiros
Aos governantes da Bahia e ao povo do Brasil

 

    O Slow Food Brasil vem publicamente declarar repúdio à derrubada dos licurizais na região de Piemonte da Diamantina,  município de Capim Grosso (BA).

    Os licurizais são o meio de sustento de diversas famílias localizadas na região, em uma atividade agroextrativista que é passada de geração para geração. O licuri é uma espécie endêmica;  em todo o mundo, existe apenas no Nordeste de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A destruição dos licurizais é um descumprimento da IN0191/2008 do IBAMA, numa clara demonstração de crime ambiental.

    Em setembro de 2013 a destruição já havia sido denunciada à Comarca de Quixabeira – BA, por membros da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES). Em Capim Grosso, os vereadores aprovaram o projeto de lei de preservação do licuri, mas o prefeito vetou, dizendo ser inconstitucional, tudo por conta dos loteamentos no município. Enquanto a câmara de vereadores analisa o veto, tentando adequar o projeto, o desmatamento e derrubada dos licurizais só aumentam.

    Em Quixabeira, o presidente da câmara de vereadores derrubou 900 licurizeiros. A denúncia foi feita no Ministério Público, o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) notificou mas não puniu e a situação ficou por isso mesmo. Respaldamos a luta que cerca de 100 famílias da região do Piemonte da Diamantina tem empreendido em defesa dos licurizais. Respeitosamente pedimos aos legisladores e governantes dos municípios envolvidos, e do Estado da Bahia, que reconheçam o grave risco que estão colocando esta riqueza alimentar, cultural e ambiental insubstituível, posto que é urgente que assumam sua responsabilidade e tomem atitudes enérgicas.

    O Movimento Slow Food estará atento as decisões que serão tomadas e respaldará as ações que se tomem para proteger esse inestimável patrimônio brasileiro, lembrando que o compromisso do Movimento Internacional é preservar as tradições agroalimentares e os povos que dela dependem, e conosco está a voz de centenas de milhares de pessoas em mais de 170 países que não se calarão ao ver atitudes como estas seguirem impunes.

Carlo Petrini
Presidente do Slow Food Internacional

Georges Schnyder
Presidente da Associação Slow Food do Brasil

100_6345.JPG

100_6346.JPG

100_6347.JPG

100_6348.JPG


 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress