salone-del-gusto2014-terra-madre-slow-food

Questões ligadas ao sistema alimentar em foco no Salone del Gusto e Terra Madre 2014

salone-del-gusto2014-terra-madre-slow-food

No centro de todas as edições do Salone del Gusto existe uma série de questões importantes relativas ao alimento, que se tornam cada vez mais urgentes, especialmente diante dos desafios ambientais, agrícolas, sociais e da saúde, resultantes da mudança climática, do crescimento da população e da fome, entre outros. Com um extenso programa de conferências e a presença de delegados e produtores internacionais, o Salone del Gusto pretende expor as falhas do nosso atual sistema alimentar a um público internacional, com o objetivo de provocar uma mudança de paradigmas através de ações conscientes de mais e mais pessoas. Uma das conferências deste ano, por exemplo, discutirá a relação entre a produção de alimentos e Agricultura Familiar e Mudança Climática (23 de outubro), enquanto outra demonstrará os mecanismos predominantes da superprodução e do desperdício inerentes ao nosso sistema alimentar atual, ressaltando as dimensões dramaticamente altas do nosso desperdício alimentar diário (O nosso desperdício diário, 23 de outubro).

 

O Slow Food está cada vez mais preocupado com a produção sustentável de carne e com o bem-estar animal, especialmente em reação ao fato de que a produção animal em todo o mundo se tornou cada vez mais intensiva, comprometendo seriamente o bem-estar de bilhões de animais criados para a produção de carne, leite e ovos para consumo humano todos os anos. O Slow Food acredita que a forma com que a carne é produzida e consumida no sistema atual é insustentável, com efeitos prejudiciais para o meio ambiente, para a saúde humana, bem-estar animal e pequenos produtores. Duas conferências tratarão, portanto, de alternativas sustentáveis de produção de carne, assim como a importância do respeito ao bem-estar animal (Bem-estar Animal: O Prazer de Respeitar Direitos, 23 de outubro; e Produção Animal Sustentável, 27 de outubro). Além disso, o Laboratório do Gosto Porcos Felizes (26 de outubro), realizado conjuntamente por produtores espanhóis, franceses e húngaros, mostrará como a carne de animais criados soltos pode contribuir não apenas para uma melhor qualidade da carne, mas também para uma vida mais digna para os animais.

Um outro tópico que será discutido no evento é a grilagem de terras, que se refere à aquisição em grande escala de terras agriculturáveis para fins comerciais, como produção de alimentos e de agrocombustíveis. Alternativamente, investidores podem adquirir terras para pura especulação dos preços voláteis das terras e alimentos. É preocupante que mais de 60 países sejam, atualmente, alvo de investidores e governos. Os palestrantes abordarão o problema durante a conferência Grilagem de Terras e Oceanos: Tirem as Mãos das Nossas Terras e Águas! (26 de outubro). Delegados do Terra Madre e produtores das Fortalezas relatarão suas experiências. Leonardo Durán Olguin, coordenador da nossa Fortaleza do Mel de Abelhas Nativas  (Sierra Norte de Puebla, México), que foi diretamente afetado pela grilagem de terras, estará presente para falar sobre o seu caso.

Pela primeira vez no Salone del Gusto e Terra Madre 2014, a Sala Indígena, um espaço dedicado aos povos indígenas. Os povos indígenas são defensores de exemplares da biodiversidade, dos conhecimentos, costumes e culturas ancestrais, mas ainda assim são frequentemente vítimas da grilagem de terras, exploração, deslocamento de comunidades e abandono por gerações mais jovens, que estão se mudando para a cidade. É por esta razão que oSlow Food trabalha em estreita colaboração com eles, para enfrentar estes problemas e para apoiá-los na preservação de seu patrimônio alimentar e cultural. A Sala Indígena oferecerá um programa com vários seminários e oficinas, onde vários representantes da rede Indigenous Terra Madre falarão sobre suas experiências relativas à terra, produção de alimentos, soberania alimentar, gênero, mudança climática, bem-estar e felicidade. A conferência oficial sobre questões indígenas, Povos Indígenas e seu Conhecimento Local (25 de outubro), será uma grande oportunidade para visitantes não-indígenas aprenderem novas perspectivas relativas a questões ligadas aos povos indígenas em todo o mundo.

O que é Salone del Gusto?

Organizado pelo Slow Food, governo da Região Piemonte e prefeitura de Turim, em colaboração com o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o evento internacional Salone del Gusto está de volta a Turim, Itália, agora em seu 10ºano. Dedicado ao mundo do alimento, o Salone del Gusto reúne-se, mais uma vez, em um único evento, com o encontro internacional do Terra Madre, uma rede de pequenos produtores de todo o mundo. O Salone del Gusto e Terra Madre 2014 se realizará de 23 a 27 de outubro em Turim, no centro de convenções Lingotto Fiere, com a participação de mais de 1.000 expositores de 130 países.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...