Cartaz 2014-web

Disco Xepa Rio – Filmambiente

Cartaz 2014-web

Disco Xepa Rio no Filmambiente

Com produções nacionais e internacionais que tratam de assuntos ligados à conscientização e análise crítica sobre o meio ambiente, será realizado, entre 4 e 10 de setembro, no Rio de Janeiro, a quarta edição do Filmambiente – Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, que apresentará 62 filmes, selecionados nos mais importantes festivais de todo o mundo, como Tribeca, Berlim, Cannes, IDFA, além dos selecionados entre os mais de 400 inscritos – número que aumenta a cada edição do evento.

Este ano, o tema central do festival será “Porque o Futuro Chegou” e boa parte dos filmes apresenta pessoas que estão fazendo de tudo em seu poder para mudar as expectativas e criar um futuro melhor para todos e para o planeta.

A mostra competitiva terá oito documentários longa-metragem e 25 curtas a serem exibidos no Espaço Itaú de Cinema em Botafogo, que abrigará também a Mostra Suíça. No Instituto Moreira Salles acontecem as  mostras Senhores de seus DestinosCine’Eco 20 Anos e O Futuro Chegou. 

No Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, os destaques serão o filme O Veneno está na Mesa 2 e uma seleção de curtas com presença de diretor para discussão. Os filmes vencedores da mostra competitiva, segundo o público e o júri, serão exibidos no Oi Futuro Ipanema – que participará do festival pela primeira vez.

Haverá ainda sessões especiais para alunos de escolas públicas e público da região nas Naves do Conhecimento em Madureira, Irajá, Vila Aliança e Penha, com filmes sobre qualidade de vida e alimentação. No total, o festival estará em quatro cinemas da Zona Sul e em outros quatro pontos na Zona Norte e periferia. Todas as exibições são gratuitas.

Algumas atrações serão incorporadas às exibições, como o Disco Xepa. Com exclusividade, estréia na América Latina o filme Slow Food Story, A origem do Slow Food contando como tudo começou lá na Itália na década de 1980, um movimento contracultural ao fast-food.

Uma das campanhas do movimento na área da alimentação é a temática do desperdício alimentar. O movimento Disco Xepa iniciado na Alemanha ganhou o mundo e chegou até nós brasileiros.

Após a sua exibição, nós representantes do movimento no Rio de Janeiro, faremos um bate-papo seguido de degustação que visa conscientizar sobre o desperdício alimentar.
As preparações serão feitas por alunos da Unisuam participantes do projeto Cozinhando o Desperdício. Os alunos coletarão e cozinharão a Xepa mostrando que tudo que é desperdiçado diariamente pode ser transformado em deliciosas preparações.  

A exibição acontece no dia 05/09 às 19h no espaço Itaú de Cinema, Praia de Botafigo.

O evento é gratuito e está sujeita a lotação.

Confira a programação completa do festival aqui

 

Apoio:

Unisuam /San Chef / Filmambiente / Natural a Domicilio

Realização:

Slow Food Rio – Zona Norte

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress