Cartaz 2014-web

Disco Xepa Rio – Filmambiente

Cartaz 2014-web

Disco Xepa Rio no Filmambiente

Com produções nacionais e internacionais que tratam de assuntos ligados à conscientização e análise crítica sobre o meio ambiente, será realizado, entre 4 e 10 de setembro, no Rio de Janeiro, a quarta edição do Filmambiente – Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, que apresentará 62 filmes, selecionados nos mais importantes festivais de todo o mundo, como Tribeca, Berlim, Cannes, IDFA, além dos selecionados entre os mais de 400 inscritos – número que aumenta a cada edição do evento.

Este ano, o tema central do festival será “Porque o Futuro Chegou” e boa parte dos filmes apresenta pessoas que estão fazendo de tudo em seu poder para mudar as expectativas e criar um futuro melhor para todos e para o planeta.

A mostra competitiva terá oito documentários longa-metragem e 25 curtas a serem exibidos no Espaço Itaú de Cinema em Botafogo, que abrigará também a Mostra Suíça. No Instituto Moreira Salles acontecem as  mostras Senhores de seus DestinosCine’Eco 20 Anos e O Futuro Chegou. 

No Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, os destaques serão o filme O Veneno está na Mesa 2 e uma seleção de curtas com presença de diretor para discussão. Os filmes vencedores da mostra competitiva, segundo o público e o júri, serão exibidos no Oi Futuro Ipanema – que participará do festival pela primeira vez.

Haverá ainda sessões especiais para alunos de escolas públicas e público da região nas Naves do Conhecimento em Madureira, Irajá, Vila Aliança e Penha, com filmes sobre qualidade de vida e alimentação. No total, o festival estará em quatro cinemas da Zona Sul e em outros quatro pontos na Zona Norte e periferia. Todas as exibições são gratuitas.

Algumas atrações serão incorporadas às exibições, como o Disco Xepa. Com exclusividade, estréia na América Latina o filme Slow Food Story, A origem do Slow Food contando como tudo começou lá na Itália na década de 1980, um movimento contracultural ao fast-food.

Uma das campanhas do movimento na área da alimentação é a temática do desperdício alimentar. O movimento Disco Xepa iniciado na Alemanha ganhou o mundo e chegou até nós brasileiros.

Após a sua exibição, nós representantes do movimento no Rio de Janeiro, faremos um bate-papo seguido de degustação que visa conscientizar sobre o desperdício alimentar.
As preparações serão feitas por alunos da Unisuam participantes do projeto Cozinhando o Desperdício. Os alunos coletarão e cozinharão a Xepa mostrando que tudo que é desperdiçado diariamente pode ser transformado em deliciosas preparações.  

A exibição acontece no dia 05/09 às 19h no espaço Itaú de Cinema, Praia de Botafigo.

O evento é gratuito e está sujeita a lotação.

Confira a programação completa do festival aqui

 

Apoio:

Unisuam /San Chef / Filmambiente / Natural a Domicilio

Realização:

Slow Food Rio – Zona Norte

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

7

Transumância

Date 5 dezembro, 2022
Era uma manhã de domingo nublada, um pouco chuvosa. Final de outubro, outono em Madrid. Algumas das principais ruas do centro da...

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...