Ostra dos Quilombos de Iguape, Bahia

VI Festa da Ostra no Quilombo Kaonge (Iguape – Cachoeira, Bahia)

 Ostra dos Quilombos de Iguape, Bahia

A VI Festa da Ostra será realizando nos dias 27 e 28 de setembro de 2014, no Quilombo Kaonge – Comunidade Rural do Município de Cachoeira-BA. Com foco na sustentabilidade e economia solidária, o evento é realizado desde 2009 pelos cultivadores de ostras dos quilombos do Vale e Bacia do Iguape e pelo núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade. O objetivo é divulgar, comercializar e fortalecer a cadeia produtiva dos produtos das comunidades.

A Festa é um evento imperdível para quem gosta de gastronomia e culturas tradicionais. A Ostra produzida na região é nativa e extremamente saborosa. Os pratos servidos na Festa são feitos com Azeite de Dendê artesanal produzido pelas próprias comunidades e utilizam diversos outros ingredientes cultivados localmente, numa autêntica festa “Km Zero”.

Carlo Petrini em visita no Quilombo Kaonge, Iguape - Bahia
Carlo Petrini, presidente do Slow Food em visita no Quilombo Kaonge, Iguape – Bahia

Destaques da Programação da Festa

No primeiro dia do evento (no sábado, 27) acontecerão rodas de prosa com temas como: Produção associada ao turismo comunitário, Educação quilombola, História dos quilombos do Recôncavo Baiano, Culinária Quilombola e Direito ambiental.

Após as rodas de conversa, para recepcionar os visitantes com deliciosas receitas a base das ostras, produzidas a partir das bases extrativistas, é oferecido o Ajeum, título de origem africana designado para o almoço, ao meio-dia. Durante a tarde, a programação variada inclui atividades culturais, apresentações da arte popular e mais quitutes da culinária tradicional.

No domingo (28) tem muita música com grupos tradicionais de Samba de Roda. A participação nas oficinas é gratuita e o almoço custa R$ 10,00. Os visitantes podem ainda ainda conhecer mais da comunidade do Kaonge que preserva hábitos e modos de vida dos antepassados contratando um guia local.

Moqueca de ostra no Quilombo Kaonge
Moqueca de ostra no Quilombo Kaonge – Região de Cachoeira – Recôncavo Baiano

Os roteiros são descritos como inesquecíveis para quem busca um mergulho na história da diáspora africana no Recôncavo experimentando sabores, sotaques e todo encanto natural do lugar. Saiba mais no site oficial: www.cecvi.org.br

Para os interessados em ir na Festa saindo de Salvador, haverá um ônibus partindo da capital baiana dia 27/9, às 7h30 da manhã com retorno no final do dia. A chamada programação “bate e volta” custará R$80, com direito ao ônibus e passeio na comunidae. Informações e reservas: [email protected] ou pelo telefone (71)9607 1452.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...