chefrodrigobellora

Projeto hortas escolares

O Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura e com apoio da Secretaria de Educação de Garibaldi, realizou no dia 19 de agosto de 2014, uma palestra sobre a importância das hortas escolares.

A ação foi coordenada por voluntários do grupo local. O chef Rodrigo Bellora, do restaurante Valle Rústico, e a nutricionista Renata Boscaini David conversaram com alunos de 4 a 13 anos, da turma multisseriada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi.

chefrodrigobellora

De acordo com a diretora e professora da escola, Vanda Bortolini Pagliarini, o local possui uma horta em funcionamento há seis anos e a estrutura foi considerada excelente pelos palestrantes. Nesse sentido, os profissionais apenas reforçaram a importância da biodiversidade alimentar e nutricional de seu cultivo.

ivanefavero

Inicialmente, a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, fez uma breve abertura do encontro ressaltando a importância do projeto para o município. Em seguida, Renata abordou o conceito do movimento Slow Food e por meio do tema “Desbravando os sentidos” fez com que os estudantes refletissem sobre a importância da aquisição de novos hábitos saudáveis e como a adaptação a sabores diversos é possível. Após, o chef Rodrigo executou uma tarefa dinâmica com os alunos, que, com os olhos vendados, colocaram na prática o conteúdo teórico, aplicando os sentidos do tato, olfato e paladar. O momento contribuiu para evidenciar os benefícios da alimentação saudável de um jeito divertido e descontraído.

Dināmicaolhosvendados

A secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, é a representante do grupo que inclui, além de Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Carlos Barbosa.

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...