A Comissão Brasileira da Arca do Gosto vem a público agradecer pela inestimável contribuição dada por Evanilda Teresinha Perisinotto Prospero ao resgate e valorização da culinária e dos produtos tradicionais brasileiros.
Especialista na área de Gastronomia do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, foi Diretora Técnica de Serviços de Alimentação de 1981 a 2004 na mesma instituição. Autora do livro “Gastronomia: Saber e Cozer”, resultado de seu trabalho gastronômico. Membro do Slow Food Piracicaba.
Lembramos em especial que Evanilda foi uma grande defensora da espécie Jaracatiá e, além da cuidar da sua inserção na Arca do Gosto, coordenou a elaboração de dois vídeos disponíveis no site do Slow Food Brasil, num dos quais há depoimentos dela. Para quem quiser relembrá-la (ou conhecê-la), segue o link: Jaracatiá, o Fruto e seu Doce – Preservando a Biodiversidade
O outro vídeo sobre a espécie é Passo a passo do processamento do Jaracatiá
Queremos ainda expressar nossas condolências aos familiares e amigos pela perda de uma das nossas mais ativas conselheiras.
Comissão Brasileira da Arca do Gosto
>> Veja também o artigo “Jaracatiá: seu fruto e seu doce preservando a biodiversidade”, de Evanilda Teresinha Perisinotto Prospero