481806 453716851351795 1501681220 n 1

Terra Madre Day

Terra Madre: o que é isso?

E Terra Madre Day?

Terra Madre é a rede das comunidades do alimento ligadas ao movimento Slow Food.
E é também um evento que acontece a cada dois anos em Torino, Itália.
Terra Madre reúne todos aqueles que fazem parte da cadeia da produção alimentar, com o objetivo de defender- todos juntos – a agricultura, a pesca e a criação sustentáveis, preservando sabores, costumes e tradições e a biodiversidade alimentar.

A partir de 2004, todo ano, no dia 10/12 ou ao redor desta data, a família Slow Food celebra pelo mundo afora, o Terra Madre Day: é a celebração do alimento local, da solidariedade, convivialidade, união e do prazer de comer e partilhar o alimento bom, limpo e justo.
Neste ano foram mais de 850 eventos, 850 diferentes maneiras de reverenciar o alimento local e a nossa mãe TERRA.
Clique aqui para ver as fotos dos eventos pelo mundo, tem inclusive a nossa.

Aqui no Rio, a comemoração foi no dia 08/12 na Estilo Gourmet. O grupo de participantes Slow Food foi pequeno para o número de sócios e amigos convidados e carinhosamente esperados; mas o calor que fez naquele sábado, deve tê-los desencorajado.
Mas a alegria, a paixão, disponibilidade, a garra e engajamento de quem foi, valeu!

Terra Madre 2012 – Salone del Gusto
A edição mais bonita de todas

Um dia só não era suficiente para visitar os estandes, encontrar os produtores e descobrir todas as realidades presentes no Salone del Gusto e Terra Madre 2012, em Turim.

“220.000 visitantes italianos e estrangeiros, 16.000 participantes em 56 conferências, 8.000 estudantes e 3.700 crianças que participaram das atividades educacionais, tratando de temas muito atuais, como água, saúde e meio ambiente”. São os dados apresentados por Roberto Burdese, presidente do Slow Food Itália.
“A união do Salone del Gusto com o Terra Madre tornou esta edição a mais bonita de todas, permitiu uma troca contínua entre os países, misturando perfumes e nacionalidades, afirmou Burdese.

Com uma horta de 400 m² , a África foi sem dúvida a protagonista do evento, com seus produtos, histórias das comunidades e, acima de tudo, com os depoimentos dos inúmeros jovens que pretendem retomar o futuro do continente em suas próprias mãos, voltando a seus vilarejos carregados de experiências, ideias e projetos. Falou-se muito de legalidade, de luta contra as máfias e contra o crime organizado, de resgate e cooperação entre as realidades afetadas por catástrofes naturais. Gente da Lapônia à Patagônia, do Brasil ao Japão. Apertos de mãos, troca de contatos e de ideias. Em mil idiomas distintos. São estes os símbolos do Salone del Gusto e Terra Madre 2012.
Até 2014!

VI Congresso Slow Food

O VI Congresso International Slow Food reuniu 650 delegados de 95 países, representando os convivia e comunidades do alimento. O fio condutor dos trabalhos, foi o texto do Carlo Petrini “ A centralidade do alimento”. Este texto é de grande importância para todos nós e está disponível no site no link acima.

O Convivium Slow Food Rio de Janeiro agradece a todos pela colaboração e apoio em 2012 e que em 2013 possamos contar com todos para novos projetos e iniciativas.

481806 453716851351795 1501681220 n 1

Comemoração Terra Madre Day na Estilo Gourmet- Saber Culinário

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress