Brasil bem representado no Terra Madre e Salone del Gusto (Turim, Itália)

Pela primeira vez, o movimento Slow Food reúne seus dois principais eventos, Salone del Gusto e Terra Madre. Serão cinco dias de programação – de 25 a 29 de outubro, no Lingotto Fiere em Turim – com cerca de 200 atividades, entre workshops, jantares, degustações e conferências. 

Além dos pavilhões dedicados à culinária italiana, haverá um mercado com produtos de mais de cem países e atrações como a que reconstrói a rota da seda, do Cáucaso à Ásia Central, e a piazza da pizza, onde 20 pizzaiolos preparam diferentes versões. Entre os destaques, degustação de aceto balsâmico comandada por Massimo Bottura, degustação de Barolos de grandes produtores e oficinas de Fulvio Pierangelini e Davide Scabin.

Criado em 1996, o evento bienal teve um público de 180 mil pessoas em 2010. Desta vez, o Brasil levará uma delegação com quase 70 pessoas. Ao todo oito Fortalezas, projeto do Slow Food para proteger e divulgar produtos e métodos de preparo, estarão presentes. 

Os visitantes poderão conhecer o umbu, a castanha de baru, o arroz vermelho do Vale do Piancó, o pinhão da serra catarinense, o palmito juçara, néctar (mel) de abelhas nativas, o guaraná sateré-maué e o licuri. O coquinho da caatinga baiana, que já foi capa do Paladar, é o mais novo produto brasileiro da Fortaleza Slow Food.

Os chefs Roberta Sudbrack e Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, em Salvador, comandam oficinas. Ela prepara dois pratos e Beto fala de frutas como cajá, araçá, graviola, cupuaçu, buriti. Neide Rigo, colunista do Paladar, e o especialista colombiano Eduardo Martínez vão da farinha à tapioca, passando pelo tucupi na oficina Mil Maneiras de Dizer Mandioca. Diante de mais de uma centena de workshops e degustações é difícil escolher o que ver (e provar). Confira a programação completa no endereço: salonedelgustoterramadre.slowfood.com


Texto de Cíntia Bertolino, Especial para O Estado de S.Paulo

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...