I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho sobre Queijos Artesanais do Slow Food Brasil

Convidamos tod@s @s interessad@s a participarem do I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho sobre Queijos Artesanais do Slow Food Brasil, dia 22/nov/2011 e do I Simpósio Nacional de Queijos Artesanais, de 23 a 25 de novembro de 2011, ambos em Fortaleza (Ceará, Brasil).

O Slow Food Brasil foi convidado a participar do 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil e para fortalecer  esta participação formou-se um Grupo de Trabalho em Queijos Artesanais, com membros do Slow Food e  parceiros, tendo como norte o Manifesto Internacional em Defesa dos Queijos de Leite Cru . Nossa preocupação  é salvaguarda da cultura, modos de vida e saberes envolvidos na produção de queijos artesanais, ameaçados por uma legislação sanitária baseada em padrões industriais. Entendemos que a divulgação dessa causa é de grande importância no Brasil e que o Slow Food tem um importante papel a cumprir.

Além dos membros do Grupo de Trabalho, estamos nos mobilizando para garantir a presença de pelo menos um produtor artesanal de cada tipo de queijo identificado até o momento:

  • Queijo Serrano: Rio Grande do Sul e Santa Catarina
  • Queijo Colonial: Oeste de Santa Catarina
  • Queijos Mineiros: Salitre, Canastra e Serro
  • Queijos do Nordeste: coalho, queijo manteiga, requeijão
  • Queijo Marajoara: Pará

Aproveitando a ida destas pessoas, estamos organizando o I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho sobre Queijos Artesanais do Slow Food Brasil, que será realizado em Fortaleza, dia 22/nov/2011, aberto aos interessados.  Para participar é preciso inscrever-se no email: sfqueijosartesanais@gmail.com , informando:  Nome completo, Profissão, Cidade, Estado, Convivium (se for associado ao Slow Food) e qual o interesse em participar . As vagas são limitadas (pelo espaço disponível na sala). Segue a programação.
Comunicamos que os associados do Slow Food têm desconto para a inscrição no I Simpósio. Se houver dificuldade, entrar em contato conosco, no email indicado acima .

Esperamos que estes eventos fortaleçam o Slow Food no Brasil para que tenhamos melhores condições de contribuir para a valorização e legitimação de nossos produtores e produtos artesanais tradicionais, ameaçados de desaparecer.

Cenia Salles e Bibi Cintrão
pelo Grupo de Trabalho em Queijos Artesanais


I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho sobre Queijos Artesanais do Brasil: O Saber-Fazer Tradicional e o papel do Movimento Slow Food 

DATA: 22/11/2011
HORÁRIO: 14h às 19h
LOCAL: Centro Dragão do Mar de Arte Cultura – Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema Fortaleza-CE

Programação

14:00 – ABERTURA

  • Apresentação dos participantes, dos objetivos do Encontro, da pauta e do histórico do Grupo de Trabalho sobre Queijos Artesanais – Cênia Salles e Bibi Cintrão e (10 minutos)
  • Ações internacionais do Slow Food em defesa dos queijos de leite cru: conquistas e desafios – Piero Sardo (20 min)
  • As iniciativas da Sertao Bras em defesa dos queijos de leite cru (10 min)
  • Apresentação do Projeto do Centro cultural – Dragão do Mar – Comidas do Ceará e a Rota dos Queijos (20 min)

15:00 – APRESENTAÇÃO DOS QUEIJOS ARTESANAIS DO BRASIL

A apresentação de cada queijo será feita pelos produtores, seguindo um roteiro de fotos preparado pelos membros do Grupo de Trabalho e incluindo uma degustação/ prova do queijo:

  • Nordeste (30 min)
  • Ceará –  Queijo de Coalho: Francisco Nogueira Neto
  • Rio Grande do Norte – Queijo de Manteiga:  Marcos Joberlânio S. Dantas
  • Sergipe – Queijo de Coalho e Requeijão do Sertão – Rosimeire Marins Lemos
  • Minas Gerais (30 min)
    Queijo Salitre: produtor João José de Melo (10 min)
    Queijo Canastra: produtor Luciano Carvalho Machado (10 min)
    Queijo do Serro: produtor Carlos Drumond (10 min)
  • Santa Catarina – Queijo Colonial – produtor Valdir Magri (15 min)
  • Rio Grande do Sul – Queijo Serrano: produtores Antônio e Maria Lopes (15 min)
  • Pará – Queijo Marajó: produtora Lúcia Gabriela Gouveia (15 min)

17:45 – Intervalo

18:00 – DISCUSSÃO: Balanço da Produção de Queijos Artesanais no Brasil e Papel do Movimento Slow Food: o que pode ser feito em defesa dos queijos artesanais?

19:00 – Encerramento e Jantar de confraternização


Mais informações sobre Queijos de Leite Cru nos links:

1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil

Manifesto Internacional do Slow Food em defesa dos queijos de leite cru

Campanha Queijos Leite Cru – Slow Food Internacional (não tem em português)

Artigo de Piero Sardo – Segurança que mata – conto sobre a floresta (lindo!)  

Entrevista com Piero Sardo no caderno Paladar  

 


Participantes do Grupo de Trabalho em Queijos Artesanais:

Adriana Lucena – Líder do Convivium Potiguar, membro Comissão da Arca do Gosto, chef, produtora rural.

Bibi Cintrão –  Convivium Slow Food Rio de Janeiro, membro Comissão Brasileira da Arca do Gosto,  Associada da Rede Ecológica. Pesquisadora na área de desenvolvimento rural e políticas públicas para agricultura. Agrônoma/Cientista Social.

Carlos Doria – diretor da ONG Sertão Bras, defensora dos queijos artesanais mineiros de leite cru. Doutor em sociologia pela Unicamp,  estudioso da culinária e gastronomia, autor de vários livros sobre o tema. Autor do blog e-Boca Livre.

Cenia Salles – Lider Convivium Slow food São Paulo,  Presidente do Instituto Slow Food São Paulo. Consultora gastronômica

Clóvis Dorigon – Associado do Slow Food, Pesqu isador da Epagri – SC. Tese de doutorado e pesquisas sobre os produtos coloniais no Oeste de Santa Catarina, seus processos e técnicas tradicionais de produção. Agrônomo.

Denise Gonçalves – Lider do convivium Slow Food Petrópolis-RJ. Historiadora da arte com experiência em  patrimônio histórico e cultural, estuda  história da culinária.

Fabiana Thomé da Cruz – Doutoranda em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Pesquisa sobre a valorização de alimentos tradicionais, tendo como obj eto de estudo o Queijo Serrano. Co-editora da Coluna "Alimentação e Cultura" do site do Slow Food Brasil.

Fábio Sicilia – Líder do Convivium Slow Food Amazônia-Belém. Chef, Restaurante Famiglia Sicilia

Jaqueline Sgarbi –  Doutoranda em Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPel. Pesquisa o Queijo Serrano, instrumentos de salvaguarada e conflitos legais. Convivium Produtos da Terra-RS.

Katia Karam Toralles – Llíder do Convivium de Pirenópolis, Presidente da Comissão Brasileira da Arca do Gosto,  Produtora de leite. Antropóloga

Margarida Nogueira – Líder do Convivium Slow Food Rio de Janeiro. Chef.

Maria Lucia Barreto Sá – Professora da Universidade Estadual do Ceará, Nutricionista. Pesquisa queijos tradicionais.

Mauricio Fonseca –  Historiador, Responsável  Técnico pela Fortaleza do Palmito Juçara, Membro do Convivium SP e da Comissão Brasileira da Arca do Gosto.

Renata Menasche – Editora da Coluna "Alimentação e Cultura" do site do Slow Food Brasil. Doutora em Antropologia Social, professora da UFPel e do PGDR/UFRGS. A partir da Antropologia da Alimentação, pesquisa produtos locais e comida como patrimônio.

Sônia de Souza Mendonça Menezes – Doutora em Geografia, professora da Universidade Federal de Sergipe, Pesquisa história da produção de queijos e interfaces da produção e comercialização em Sergipe (Requeijão do Sertão e Queijo de Coalho).

Teresa Corção – Presidente do Instituto Maniva, membro do Convivium Slow Food Rio de Janeiro. Chef, dona do Restaurante O Navegador.


Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

7

Transumância

Date 5 dezembro, 2022
Era uma manhã de domingo nublada, um pouco chuvosa. Final de outubro, outono em Madrid. Algumas das principais ruas do centro da...

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...