Farm City: um livro sobre agricultura urbana

Novella Carpenter cresceu no campo, numa fazenda de Idaho e no estado de Washingon, e a paixão pela agricultura foi cultivada desde a infância, graças também às ideias de seus pais, hippies que voltaram à terra na década de setenta. 

Ela atualmente vive em Oakland, Califórnia, num bairro barra-pesada, onde voam balas perdidas, e não é raro os vizinhos oferecerem uma pistola para resolver os pequenos problemas cotidianos. Bem-vindos ao bairro de Ghost Town, cheio de prédios caindo aos pedaços, carros velhos e sacos de lixo empilhados pelas ruas, economias paralelas e terrenos baldios. O bairro é habitado por uma humanidade explosiva – comerciantes iemenitas, grafiteiros, prostitutas e traficantes, famílias vietnamitas, adolescentes afro-americanos, monges budistas, panteras negras, jogadores de futebol latino-americanos, moradores de rua, uma mistura de raças, culturas e experiências, um conjunto de “aberrações” que, de certa forma, encontraram uma forma de conviver. 

Ninguém apostaria um tostão, e no entanto Ghost Town é também o lugar das grandes oportunidades e dos desafios bem-sucedidos, dos projetos corajosos, dos sonhos de olhos abertos que, às vezes, se tornam realidade. O sonho de Novella Carpenter chama-se Utopia 9.0 e fala de autossuficiência alimentar, conquistada lentamente, subindo de um nível a outro: uma horta para começar, depois uma colmeia, umas galinhas. Chegando aos níveis mais altos, os “super conceitos” que levam à definição de uma autêntica fazenda urbana e de uma essência agrícola total: perus, coelhos, porcos. 

Farm City é a história deste sonho, irônica, emocionante, dura, às vezes ridícula. É um depoimento apaixonado sobre a comida local. E é também uma versão culta e original da tradição agrária americana. Wendell Berry convida as pessoas da cidade a cultivar algo para comer «se tiverem um quintal, ou até mesmo apenas uma sacada ou um vaso no peitoril de uma janela onde bata o sol». Novella Carpenter demonstra que esta loucura é possível, revezando sentimentos de cansaço, pequenas conquistas, enormes desilusões e satisfações imensas. 

Saiba mais: 
Blog Novella Carpenter (em Inglês)
www.slowfood.it (em italiano)    

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress