A arte do chá no Japão

Os agricultores japoneses cultivam o chá verde há séculos nas encostas das colinas e nas grandes planícies. Conscientes de se ocuparem de um produto fundamental para a vida cotidiana e religiosa do País, as pequenas fazendas familiares trabalham mais pelo amor pelo produto, que por motivos econômicos. O número de produtores, porém, diminuiu, os preços estão estagnados, o custo da mão-de-obra é elevado e as novas gerações preferem morar nas cidades. A demanda é atendida por versões de chá verde mais baratas vindas da China. Mas ainda existem lugares onde agricultores e artesãos mantêm vivo o sonho deste produto.
A prefeitura de Shizuoka, a oeste de Tóquio, caracteriza-se por paisagens magníficas: o oceano Pacífico, o monte Fuji, as plantações de wasabi, morango, melão, tangerinas, daikon, arroz e, acima de tudo, chá. 45% do chá verde produzido no Japão é cultivado nesta região, embora se trate principalmente de agricultura familiar de pequena escala. 

A cada três anos se organiza um festival do chá, chamada world o-cha. «O chá verde – explica Oka Atsuschi, diretor do evento – se faz com folhas não fermentadas e requer água fria, muita chuva e controle de pragas». Oka Atsuschi explica também como o chá se transformou de simples produto em símbolo. Depois da restauração Meji, na segunda metade do século XIX, o Shogun decidiu terminar o isolamento do Japão, assinando um acordo com os Estados Unidos. Sem a abertura do país ao comércio, os americanos teriam bombardeado o Japão: e o chá era um dos principais produtos destinados à exportação. 

O final do isolamento levou à queda do shogunato e um grande número de samurais ficou desempregado. Para tentar limitar o caos e a violência, os samurais receberam parcelas de terra. O chá verde que se produz em Shizuoka nasceu, assim, com os soldados obrigados a renunciar aos combates. Mas os lucros com o cultivo do chá foram utilizados para comprar navios de guerra e construir um exército japonês moderno. 

Os produtores explicam as vantagens do chá verde. Hidemi Suzuki tem uma fazenda familiar, a voz rouca e uma total dedicação ao trabalho. «Me dedico ao chá há aproximadamente trinta anos», diz ele. «A minha fazenda? Começou com os meus pais». Hidemi não tem dúvidas: «Não há nada melhor que uma boa conversa diante de uma xícara de chá. Japonês, naturalmente». 

Extraído do artigo de Scott Hass, publicado no número 48 da Revista Slowfood

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress