O Youth Food Movement no Terra Madre 2010

O Youth Food Movement (YFM) estará presente no Terra Madre 2010 (Turim, Lingotto Fiere, de 21 a 25 de outubro de 2010) com uma sala dedicada ao encontro entre os diversos jovens participantes com reuniões e discussões. No espaço serão comunicadas inúmeras formas através das quais os jovens podem se envolver com o Slow Food e dar destaque a questões de maior relevância para a próxima geração de produtores de alimentos sustentáveis.

Os temas das conferencias no espaço YFM são os seguintes:
Sexta-Feira 22: Identidade – A globalização da diversidade
Sábado 23: Jovens e o futuro da alimentação
Domingo 24: Viver lentamente – como ser criador de mudanças

Eat-in

O Youth Food Movement organiza o primeiro Terra Madre Eat-in com o titulo “Eat-no nosso território” no sábado 23 de outubro. Essa iniciativa será realizada na torre norte do Lingotto Fiere, onde jovens delegados e outros ativistas provenientes de Turim trocarão experiências `a mesa , conhecimentos e comida.
O evento integrará jovens chefes da região de Turim, amostras de projetos e conferencias.

Youth Food Movement

O que é o Youth Food Movement?

O Youth Food Movement (YFM) é uma rede de jovens agricultores, cozinheiros, artesãos, estudantes e ativistas interessados em contribuir ao desenvolvimento dos diversos setores relacionados ao alimento. Estimulados pelo desejo de defender os alimentos bons, limpos e justos, estes trabalham pela reconstrução e pela valorização dos mercados locais, com o objetivo de assim promover uma gastronomia e uma agricultura mais justas e sustentáveis.

Projetos YFM: “The Strawberry Mob”

Os membros do Youth Food Movement Holanda em colaboração com os produtores de morangos Jan Robben, foram para a rua no dia 4 de Julho, num final de semana em Amsterdã, para mostrar que as pessoas estão interessadas em comprar produtos locais, de estação. Jan, que cultiva o morango “Lambada” in Brabant teve um problema porque poucos revendedores compravam seus morangos (mais caros e menos duradouros) em relação às alternativas cultivadas industrialmente. O grupo jovem holandês decidiu então ajudar Jan organizando um encontro espontâneo na praça central de Amsterdã. Mais de 250 pessoas se reuniram para ver os jovens membros dirigindo um trator no centro da cidade e vendendo os morangos de Jan ao publico. O sucesso da manifestação e a cobertura da imprensa holandesa fez com que Jan assinasse dois contratos para o fornecimento de seus morangos a revendedores locais.

Perfil Youth Leaders:

Pavlos Georgiadisi é etnobotânico e biólogo social. Os seus estudos nas áreas tribais do Sudoeste da China, Tailândia do Norte e Himalaia Indiano foram baseados no descobrimento de raros alimentos indígenas e na documentação dos sistemas de produção tradicionais. Os seus estudos focam-se principalmente nas temáticas ligadas à ética e à justiça no setor alimentar, além disso, ele é um líder jovem na Grécia e na Alemanha. Desde a sua chegada ao Terra Madre 2008, Pavlos e seus colegas da Universidade de Hohenheim formaram o grupo FRESH. Pavlos será o moderador da conferedia ncia de sábado 23 de outubro, Jovens e o futuro da alimentação.

Para maiores informações ou fotos entrar em contato com: [email protected]

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress