Terra Madre 2010: 4ª edição do encontro mundial das Comunidades do Alimento

A quarta edição do encontro mundial da rede de Terra Madre se realizará em Turim (Itália) de 21 a 25 de outubro de 2010, simultaneamente ao Salone del Gusto.

O encontro irá reunir, durante cinco dias, comunidades do alimento, cozinheiros, docentes, jovens e músicos do mundo inteiro, pessoas empenhadas em promover uma produção alimentar local, sustentável, em harmonia com o planeta e que respeite os saberes transmitidos de geração em geração.

Entre as novidades de 2010, o papel das diversidades culturais e linguísticas, e a proteção das etnias, dos idiomas autóctones, a valorização da oralidade e da memória.

Por ocasião da inauguração do evento, protagonistas serão algumas entre as mais significativas comunidades indígenas do mundo (americanas, asiáticas, africanas e europeias) e os discursos da cerimônia de abertura serão pronunciados em seus idiomas. O segundo dia do evento será dedicado aos oito temas fundamentais para o futuro da agricultura e do planeta (biodiversidade, energias renováveis, educação, conhecimentos tradicionais…). Durante o terceiro dia serão organizados encontros nacionais e regionais das comunidades, e no quarto dia será possível participar dos Laboratórios da Terra.

No encerramento oficial de Terra Madre, será apresentado o documento programático de Terra Madre, com as propostas da rede para um futuro sustentável. Durante os dias do evento estarão presentes pontos de informação, onde também será possível apresentar os projetos ligados à educação do gosto (hortas, projetos com as cantinas, etc…), à biodiversidade (Fortalezas e Mercados da Terra) e para organizar, na própria comunidade ou país, o Terra Madre Day, cuja segunda edição está prevista para o dia 10 de dezembro de 2010, no mundo inteiro. Muitas atividades serão dedicadas à rede dos jovens de Terra Madre.

Saiba mais:
Terra Madre: www.terramadre.org
Salone del Gusto: www.salonedelgusto.com

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...