comunidade_de_aprendizagem_batatais.jpg

Projeto Horta, Culinaria e Analise Sensorial em Batatais

 

A nossa Mãe Terra é colorida e repleta de formas, cheiros, cores e sabores.

É possível levar nas escolas esse universo através de uma educação alimentar que propicia a descoberta e o uso dos cinco sentidos, o contato com os alimentos e as brincadeiras, a cooperação e a alegre convivialidade.

As crianças podem conhecer a biodiversidade alimentar e desenvolver hábitos saudáveis através de experiências lúdicas que regeneram os sentidos, as emoções e os pensamentos.

comunidade_de_aprendizagem_batatais.jpg 

Com essas motivações entendemos superar o espaço escolar e criar uma comunidade da aprendizagem. Uma comunidade formada por crianças, pais, avós, professores, pequenos produtores locais e consumidores que juntos poderão trocar saberes e compartilhar uma identidade comum, tecendo assim uma rede cooperativa vital e dinâmica.

Para formar uma rede tenaz, resistente e durável é preciso tecer parcerias. Os primeiros fios foram tecidos pela coordenadora e diretora da Escola Municipal de Educação Infantil P. R. Faggioni, Joyce Bergamo Raymundo e pelo Convivium Slow Food Campo Lindo Batatais com os educadores Renata, Fúlvio, Eveline, Carol e Everton.

Essenciais foram a unidade agrícola da APAE Batatais, com o biólogo responsável da educação ambiental, Leno Luiz Dima e a Padaria dos Andradas, a qual aceitou com entusiasmo a nossa proposta educativa e acreditou nos valores de uma produção artesanal e local.

 

O projeto Horta, Culinária e Analise Sensorial iniciou no mês de março deste ano letivo.

Conscientes do papel fundamental das professoras, a nossa primeira atividade foi expor-lhes nossas idéias: uma escola viva, na qual a horta, as oficinas e os laboratórios de culinária, as experiências de analise sensorial focadas no alimento representariam uma ferramenta pedagógica. Enfim, tentamos envolve-las e felizmente podemos afirmar que a maioria está muito engajada com o projeto.

 

No primeiro semestre realizamos seis encontros com cada turma, separadamente, para melhor acompanhar as observações das crianças. Em cada atividade as crianças descobriram um órgão do sentido através de experiências individuais e coletivas que se concluíram sempre com as degustações, com certeza a parte mais gostosa.

As crianças conheceram os quatro sabores principais, fizeram pães, observaram as cores e as formas das hortaliças e das frutas, dos legumes e dos cereais, desenvolveram através de um processo criativo, novas percepções.

 

Alem das atividades de analise sensorial, as crianças cuidaram da horta graças à ajuda das professoras e do biólogo Leno. Porem, não se tratou de um simples plantio, pois cada mudinha estava ligada a um Conto de Fadas, despertando nas crianças o contato mágico com a natureza.

 

O segundo semestre nos aguarda com novas aventuras deliciosas…   

fotos by Evi Bergamini

 

http://www.flickr.com/photos/fulvioiermano/sets/72157624472861377/

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress