diadoterramadre.jpg

Dia do Terra Madre em Brasília

diadoterramadre.jpgA primeira edição do Dia do Terra Madre acontecerá no dia 10 de dezembro de 2009, no mundo inteiro.

Será um dia de festa para todos aqueles que participam da rede de Terra Madre e do Slow Food: sócios do movimento, produtores das Fortalezas, comunidades do alimento, cozinheiros, acadêmicos, jovens e músicos.

Esta data marca a celebração dos 20 anos da fundação do www.slowfood.com/, que aconteceu em Paris em 1989.

Serão centenas de eventos em 150 países do mundo inteiro, com o envolvimento de mais de 2000 comunidades do alimento e 100 mil associados das 1300 sedes locais (os Convivia Slow Food).

Trata-se de um dos mais importantes eventos coletivos, jamais realizados em nível global, de celebração do alimento bom, limpo e justo, do qual poderão participar todos aqueles que compartilham da filosofia do Slow Food.

As comemorações do Dia do Terra Madre chamam a atenção sobre a importância do "comer local" e proclamam o direito de todas as comunidades a reivindicarem o acesso a uma alimentação de qualidade; a necessidade de conservar a biodiversidade agrícola e alimentar, âmbito no qual o Slow Food atua há anos com seus projetos; e de promover a produção alimentar de pequena escala, baseada nas comunidades locais, detentoras de saberes e tradições capazes de garantir um futuro melhor. Serão mais de 600 eventos simultâneos no mundo todo e 15 no Brasil.

Em Brasília o convivium Slow Food Cerrado, juntamente com Abelha Eventos, Bendito Suco, Cabíria Cine Café, Café com Vinil, Central do Cerrado e Sorveteria Sorbê, irá realizar uma noite temática na 413 Norte. Este também será o primeiro evento público do Convivium Cerrado na cidade.

Veja a programação (a partir das 19:30hs):

– exibição do filme "Seu Bené vai para a Itália", documentário de Manuel de Carvalho que mostra a odisséia de um agricultor de Bragança – PA, produtor de farinha de mandioca, em sua participação no Terra Madre 2006, em Turim (Itália). Produzido pelo Slow Food Rio de Janeiro e Instituto Maniva.

– degustação de delícias preparadas por Chefs, associados e alunos da UnB, com produtos do Cerrado (petit gateau de babaçu, brigadeiro de pequi, mousse de buriti …)

– sucos de frutos do Cerrado

– sorvetes do Cerrado

Mais informações: [email protected]

Siga o Slow Food Cerrado no Twitter.

Para conhecer os eventos do Dia do Terra Madre programados no mundo até agora, clique aqui 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress