Chegamos ao mês de julho e as crianças continuam cada vez mais apaixonadas pela horta!
As dez escolinhas, uma de cada vez, visitaram a unidade agrícola da APAE onde a meninada animadíssima e “terrível” (no sentido bom do termo!) pôde controlar o crescimento das mudinhas de alface plantadas por elas.
O objetivo da visita era incentivar uma colheita de grupo, guiada como sempre pelo nosso herói, o incansável Leno.
É lindo ver uma criança de 4 ou 5 anos apanhar uma alface assim tão grande que cobre o seu pequeno rosto!!
Em seguida cada criança lavou as folhinhas de alface para entregá-las nas cuidadosas mãos de nossa nutricionista Marília, responsável pela higienização! Marília está tão envolvida que está pensando em estudar pedagogia para melhor acompanhar o projeto.
Finalmente chegou o momento tão esperado…o LANCHE! (não totalmente “natural”, pois o franguinho não era caipira!)
Um leque de cores se abriu sobre as mesas: roxo beterraba, alaranjado cenoura , verde alface, preto e dourado das uvas passas!
Juro que a parte mais divertida do projeto foi poder observar e fotografar a criançada preparar o lanche. Foi surpreendente! As crianças em completa liberdade fizeram lanches de só pão, lanches de só alface, de só frango…e até mesmo lanches perfeitos e equilibrados!
E quando acabaram os pães? Sem problemas, pois as crianças não se desanimaram e usaram a imaginação: enroladinhos de alface recheados com os produtos da horta! Maravilhoso! E para beber? Suco natural de laranja.
E para uma boa digestão, nada melhor que um jogo de alfabetização em grupo, com cartazes, desenhos, letrinhas para descreverem o lanche; palavras como “berrateba”, “conerua”, “afalce”, foram se compondo, mas no final as palavrinhas se construíram bem direitinho!
Estamos felizes porque o projeto “Horta e Culinária” está crescendo e envolvendo cada vez mais as professoras, personagens fundamentais para o desenvolvimento da Educação Alimentar e da sensibilidade das crianças.
Um futuro mais justo depende dessas pequeninas mãos!