apae_rural.jpg

Horta Escolar em Batatais – parte 3

Chegamos ao mês de julho e as crianças continuam cada vez mais apaixonadas pela horta!

As dez escolinhas, uma de cada vez, visitaram a unidade agrícola da APAE onde a meninada animadíssima e “terrível” (no sentido bom do termo!) pôde controlar o crescimento das mudinhas de alface plantadas por elas.

O objetivo da visita era incentivar uma colheita de grupo, guiada como sempre pelo nosso herói, o incansável Leno.

É lindo ver uma criança de 4 ou 5 anos apanhar uma alface assim tão grande que cobre o seu pequeno rosto!!

 

Em seguida cada criança lavou as folhinhas de alface para entregá-las nas cuidadosas mãos de nossa nutricionista Marília, responsável pela higienização! Marília está tão envolvida que está pensando em estudar pedagogia para melhor acompanhar o projeto.

 

Finalmente chegou o momento tão esperado…o LANCHE! (não totalmente “natural”, pois o franguinho não era caipira!)

Um leque de cores se abriu sobre as mesas: roxo beterraba, alaranjado cenoura , verde alface, preto e dourado das uvas passas!

Juro que a parte mais divertida do projeto foi poder observar e fotografar a criançada preparar o lanche. Foi surpreendente! As crianças em completa liberdade fizeram lanches de só pão, lanches de só alface, de só frango…e até mesmo lanches perfeitos e equilibrados!

E quando acabaram os pães? Sem problemas, pois as crianças não se desanimaram e usaram a imaginação: enroladinhos de alface recheados com os produtos da horta! Maravilhoso! E para beber? Suco natural de laranja.

 

E para uma boa digestão, nada melhor que um jogo de alfabetização em grupo, com cartazes, desenhos, letrinhas para descreverem o lanche; palavras como “berrateba”, “conerua”, “afalce”, foram se compondo, mas no final as palavrinhas se construíram bem direitinho!

 

Estamos felizes porque o projeto “Horta e Culinária” está crescendo e envolvendo cada vez mais as professoras, personagens fundamentais para o desenvolvimento da Educação Alimentar e da sensibilidade das crianças.

Um futuro mais justo depende dessas pequeninas mãos!

 

  


apae_rural.jpg_pesada.jpgcolaborando.jpglavando_alface.jpgolha_a_beterraba_aqui.jpgmesa_colorida.jpgpreparo_do_lanche.jpgpao_e_alface.jpgaummm.jpgalfabetizaao.jpg

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress