Entrada e prato principal: o menu da Universidade

Passados 4 meses, e após um período de pausa, entre um primo e um secondo, recomeçam as aulas com força total e muita expectativa do que está por vir: Noruega, França, Terra MadreSalone Del Gusto, Marche/Abruzzo; e a últimissima etapa, ainda não decidida, que será o estágio final de dois meses (a escolha do aluno).

A primeira metade do curso foi excepcional e mais que satisfatória: Sicilia, Espanha, Piemonte e Veneto; além de todo o desenvolvimento dos estudos (entre outros que virão neste segundo período) que compreendem: introdução as tecnologias alimentares; história, geografia e processos de transformação dos principais produtos típicos da gastronomia italiana (formaggio, olio d’oliva, salumi, pesce, aceto balsamico, pomodoro, pasta, vino e gelato); turismo enogastronômico; história e antropologia da alimentação; sociologia do consumo alimentar; analise sensorial e ciência do consumidor; marketing; e, naturalmente, degustação (entre todos os produtos estudados e outros, a exemplo café, chocolate e cerveja).

Parece muito em pouquíssimo tempo. E realmente é. 

O conteúdo condensado das disciplinas, e as viagens, tornam os dias e as semanas "intensos". Mas existe um tempo relativamente livre para: estudar, descansar, trabalhar (em alguns casos, como o meu) e até, como fazem muitos dos alunos que aproveitam a oportunidade deste ano especial, para viajar e conhecer outros lugares da Itália e fora dela. Falando em alunos, esta é outra parte integrante significativa do curso. Existe um intercambio cultural muito grande, além daquele incluso na didática, entre pessoas interessantíssimas provenientes de diferentes campos profissionais e de estudo. Este ano estão presentes: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Itália, Turquia, países asiáticos (Japão em particular), Nova Zelândia, Austrália e Brasil, claro. Professores excelentes de importantes universidades italianas, e de outros paises, compõem o corpo docente. E, não poderia deixar de mencionar também, o divertido e comprometido "staff" (grupo responsável pela secretaria, viagens, estágios e coordenação) que completa a estrutura organizativa da Universidade de Ciências Gastronômicas.

Em nosso próximo encontro trarei alguns dos momentos saboreados no dia-a-dia das aulas e das viagens feitas até agora.


Giancarlo Godano é estudante da Universidade de Ciências Gastronômicas

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Festas juninas e receitas

Por Diário do Grande ABC junho 23, 2010 As festas juninas são, na sua essência , multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em...

Receitas para Festas Juninas

Receitas para Festa Junina Por Diário do Grande ABC junho 26, 2009 Bolo de Mandioca Ingredientes:1 kg de mandioca crua e ralada em ralo grosso2 xícaras (chá) de açúcar4 ovos100g de coco ralado50g de...