Casa junto ao Engenho dos Andrade. Foto: Marcia Riederer

1º Encontro do Convivium Engenho de Farinha

Casa junto ao Engenho dos Andrade. Foto: Marcia RiedererNo dia 10 de novembro de 2007 o Convivium Engenho de Farinha, localizado em Florianópolis/SC, realizará uma Farinhada durante o dia inteiro que terminará num jantar especial elaborado pelo Chef Ofir (Pará). Todos estão convidados para participar.

Os objetivos do Iº Encontro do Convivium Engenho de Farinha são integrar novos membros e propiciar um espaço para que as pessoas se conheçam, criem vínculos, e troquem informações sobre o que cada um faz, onde e com quem atuam. Buscou-se conceber algo que respeite a filosofia do Slow Food. Então, por que não preparar a farinha no Casarão Engenho dos Andrade ao longo do dia e utiliza-la no jantar?

O Convivium Engenho de Farinha já vem se reunindo há algum tempo. Tem a farinha de mandioca e a atividade dos engenhos tradicionais como sua bandeira, porém discute e atua pela preservação de todos os produtos regionais e pela valorização da agricultura familiar e melhoria de condições para essas famílias.

Engenho dos Andrade. Foto: Marcia Riederer Fazer a farinha no engenho construído em 1860, um dos últimos de Florianópolis que ainda utiliza tração animal no processo, além de dar visibilidade ao saber fazer da comunidade, valorizar a cultura local, é uma oportunidade ímpar para que os membros do convivia se conheçam e vivenciem todo o processo de produção de farinha. Para finalizar, à noite confraternizam e saboreiam pratos preparados com a farinha de mandioca que cada um ajudou a fazer.

A participação do Chef Ofir Oliveira do restaurante Sabor Selvagem (culinária e cultura da Amazônia) na preparação do jantar com um cardápio à base produtos oriundos da mandioca prestigia o evento e permite a articulação e a valorização de saberes de diferentes culturas.

No dia 10 de novembro de 2007 estarão iniciando oficialmente as atividades do Convivium Engenho de Farinha com este grande evento:

A FARINHADA
9:30 Raspagem da Mandioca
10:30 Cevagem da Mandioca
11:00 Prensagem e retirada do tucupi
12:30 Almoço
14:30 Exibição de filmes
16:30 A torra da farinha
17:30 Café comunitário (traga um bolo, uma rosca de polvilho, biju…)
19:30 Apresentações
» O que é o Slow Food – Márcia Riederer
» O papel dos agricultores – Seu Osmar
» O papel das universidades – Bianca & Jucinei
» Os chefs no slow food – Chef Ofir
» O Convivium Engenho de Farinha – Claudio Andrade
20:00 Jantar do Chef Ofir preparado com a farinha feita durante o dia e os produtos trazidos pelos produtores convidados.

Você é nosso convidado

Favor confirmar sua participação com Cláudio no fone (48)3235 2572, se você é produtor, informe os produtos que trará, se não é produtor, o valor de adesão é de R$ 25,00 por pessoa. Informações também pelo email: [email protected]

O Engenho dos Andrade fica no Caminho dos Açores, nº1180, Santo Antônio de Lisboa, ao lado do restaurante Samburá, em Florianópolis. 

Slow Food
O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo. Saiba mais: www.slowfoodbrasil.com

Convivium
Os Convivia são a expressão local da filosofia Slow Food. Eles articulam relações com os produtores, fazem campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizam degustações e palestras, encorajam os chefs a usar alimentos regionais, indicam produtores para participar em eventos internacionais e lutam para levar a educação do gosto às escolas. E, o mais importante: cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia. Saiba quais são os Convivia Slow Food no Brasil

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress