Sítio Jordão

Sítio Jordão

(85) 991477467

sitiojordao

Maciço do Baturité
Baturité (CE)

O Maciço do Baturité é considerado um dos maiores produtores de banana do estado. No Sítio Jordão, em meio a uma riqueza natural de rios, cachoeiras e cavernas, Izamara produz a banana pacovã beneficiando em forma de doces, doces em barra, balinhas e banana passa, resultado de receitas de Dona Maria Helena Vasconcelos Pinto que estão há mais de 50 anos na família.

As receitas dispensam conservantes, espessantes, estabilizantes e outros aditivos químicos. Ao invés disso se baseia em ingredientes e processos tradicionais que garantem sabor e qualidade dos alimentos. Os doces são produzidos em tachos, em fogão à lenha. A banana passa também utiliza lenha na fornalha da estufa.

O sítio aproveita a lenha disponível de um desmatamento ocorrido antes da família chegar na propriedade, uma parte acaba decompondo antes do uso e se transforma em paú (adubo). Além da lenha, a folha de coqueiro também é utilizada para alimentar as fornalhas. A cinza que a fornalha gera também vira adubo para as bananeiras.

As mudas de bananas são obtidas a partir das bananeiras presentes no sítio e são usados esterco e paú como adubo, é feita uma limpeza nas plantas quando vai se fazer a roçagem e se utiliza a cobertura do solo para garantir a umidade, mantendo um manejo integrado da propriedade. Durante o período chuvoso as bananas se desenvolvem melhor e são colhidas no período mais seco. E as que se desenvolvem no período sem chuvas produz menos e são colhidas na época das chuvas, quando a safra é menor.

A banana passa não tem adição de açúcar e o sabor todo vem da própria fruta, que é colhida e amadurecida no tempo dela, ficando naturalmente docinha. A prática para potencializar o amadurecimento é cobrir as bananas com uma lona, o que concentra o etileno (hormônio que a própria planta exala e que promove o amadurecimento).

Izamara une na produção de seus alimentos os saberes tradicionais de sua família ao conhecimento técnico adquirido como gastrônoma e especialista em ciência e tecnologia de alimentos aprimorando etapas e processos, aumentando a durabilidade de seus produtos ao mesmo tempo em que garante a qualidade do alimento.

A banana passa pode ser conservada a temperatura ambiente e depois de aberto se recomenda consumir em 5 dias e conservando na geladeira.

Estas produção demonstra o que pode emergir da confluência entre o saber-fazer de uma família com a aptidão do território, produzindo alimentos de alta qualidade com muita técnica e qualidade sem abrir mão dos processos tradicionais.

Conheça também: