
A Melos Mel é uma iniciativa da família Melo, a partir do que é produzido no Sítio Santo Inácio, na Serra da Meruoca. A apicultura e as frutas cultivadas ali dão origem a três importantes produtos que lá se produzem: mel in natura e hidromel e melomel artesanais.
A aparência deste mel varia de cor, textura e sabor a depender de fatores como a florada e a época da colheita. Na região, as abelhas são criadas em um clima ameno e com plantas de florada de mel suave, que eventualmente pode ter algum amargor. Se localiza numa área montanhosa com flora composta por espécies ricas em néctar como camará, sabiá, piúba, capeca branca, jiquiri, guabiraba, jurema branca.
São criadas cerca de 25 colméias, manejadas semanalmente para otimizar a produção e garantir a reprodução das abelhas. Em cada colméia a produção sazonal média é de 11 kg de mel, que se concentra no período chuvoso que caracteriza o inverno (no primeiro semestre). Já no período de estiagem é suplementado com as varreduras (sobras na colmeia) do mel ou de açúcar. A suplementação proteica fica por conta do pólen, que é suficiente para suprir esta necessidade. São feitas também revisões para retirar quadros de cera velha e repor com cera alveolada nova para postura da rainha.
O regime de chuvas afeta diretamente a produtividade do mel. Seu excesso no período da florada impossibilita as abelhas colherem o néctar, e sua falta antes da florada impossibilita que a flor complete seu ciclo natural, ou que a planta nem chegue a florar, com isso diminuindo drasticamente a disposição de flores para coleta do néctar pelas abelhas.
O envase é realizado em casa de mel própria. O mel também é uma das matérias-primas do hidromel, uma bebida alcoólica produzida artesanalmente num longo processo que começa com a fermentação de três meses do mosto, que é a mistura de mel, água e levedura. Após este período é feito uma avaliação do processo de fermentação e caso esteja dentro dos conformes, o processo segue até completar um ano a um ano e meio.
Se no mosto é adicionado alguma fruta, o produto resultante dessa fermentação é um melomel, processo que leva de um ano e meio a dois anos. Maracujá, siriguela, abacaxi, manga, amora e cajá, todos também produzidos no próprio sítio, são utilizados para produção desta bebida. Durante este período, o produto passa por decantação, trasfegas e filtragens para se obter um líquido mais convidativo para o consumidor final.
Tanto o hidromel como o melomel são envasados quando atingem teor alcoólico de 14%. Eles têm sabor peculiar, adocicado, levemente cítrico. Se recomenda consumir bem gelada.
O hidromel da Melos Mel é uma amostra da capacidade da agricultura familiar em desenvolver novos produtos a partir dos recursos presentes numa unidade produtiva, destacando sabores do território num produto diferenciado.















