
LAVIDA – Museu Orgânico de Agricultura Familiar
Em Santana do Cariri, no topo da Chapada do Araripe, está a morada de Laís: o Sítio Lírio, que abriga o LAVIDA – Museu Orgânico de Agricultura Familiar, um espaço de afetos, de vivências e experiências imersivas através da agroecologia, apicultura e sociobiodiversidade.
O território é caracterizado pelo encontro da Caatinga, do Cerrado e da Mata Atlântica. Um ambiente de uma diversidade florística enorme, que contribui para as características sensoriais únicas dos méis, em relação a sabor, texturas e aromas.
Se destacam os méis multiflorais com predominância de plantas como cipó-de-uva, vassourinha-de-botão, cidreira-brava e visgueiro, cada um com sua cor, sabor e complexidade próprios, que variam a cada safra.
Em 2024, foram 150 colônias produzindo mel neste espaço, em uma total de 200 caixas de abelhas. O manejo exige cuidados importantes, principalmente no período de entressafra, quando é ofertada uma alimentação complementar a base de jatobá e xarope invertido de mel, respeitando sempre o bem-estar e a biologia destes animais.
O sítio tem envolvimento direto de 7 integrantes da família, de diversas idades, e está inserido em uma comunidade de 50 famílias. A apicultura é uma importante ferramenta para a sucessão rural no território, mantendo e envolvendo jovens nas dinâmicas rurais.
Este mel é produzido pela agricultura familiar e expressa a riqueza da sociobiodiversidade, sendo fruto de práticas agroecológicas baseadas em saberes e fazeres tradicionais dialogados com os conhecimentos científicos. É pela constante busca do diálogo que rompe os muros da academia que a inovação tecnológica alcança as aspirações do campo e possibilitam a permanência da juventude rural.















