Comunidade Slow Food Brasil Educação

Comunidades //

Temas e atuação

educação popular; educação alimentar e nutricional; cultura alimentar; pnae; soberania e segurança alimentar e nutricional; transformação e sociobiodiversidade

Objetivos

Tendo a diversidade de temas e atores do movimento Slow Food como matéria-prima, buscamos contribuir de forma criativa e diferenciada para processos educacionais ligados à alimentação, mesclando metodologias que vão da terra à mesa, aguçam os sentidos e a convivialidade.

Compromissos

  • Elaboração de práticas de EAN de acordo com os princípios Slow Food
  • Trocar sabores e saberes, tradições e conhecimentos
  • Formação de multiplicadores em EAN de acordo com os princípios Slow Food
  • Buscar na “Educação” a conexão da importância de alimentar com consciência
  • Sistematizar, registrar, transformar em material documentado diferentes práticas dentro da rede Slow Food
  • Incidência política

Porta-voz e representantes

Giselle Miotto

O que buscamos:

De forma lúdica, nos empenhamos em mobilizar as habilidades sensoriais de todos, despertando-os para a importância do alimento como parte integral da cultura. Educação do Gosto foi a forma prazerosa de gritar pro mundo que sinta seus sabores. Tem sido uma incrível forma de ajudar a preservar as cozinhas regionais e tradicionais, assim como diversas espécies vegetais e animais em risco de extinção.

Conforme fizemos uso das ferramentas de educação do gosto, fomos adaptando as práticas aos ingredientes, receitas e culturas locais. Nos deparamos com novas demandas e novos desafios e assim nos unimos para debater e nos ajudar a criar a educação do gosto brasileira:

  • que considere a nossa biodiversidade;
  • que considere nossas culturas tradicionais, locais, rurais e urbanas;
  • que entenda as limitações socioeconômicas do nosso país, dos nossos consumidores e dos nossos produtores;
  • que entenda os desafios para que nossas cadeias produtivas sejam verdadeiramente boas, limpas e justas;
  • que enxergue que somos todos aprendizes de um mundo em mudança!

Nossos princípios, valores e estratégias para transformar pela educação são sintetizados na figura abaixo:

Educar é…

Quem compõe a Comunidade Slow Food Brasil Educação:

Somos um grupo multidisciplinar da Rede Slow Food Brasil, formado por educadores interessados em desenvolver e multiplicar ações e conhecimentos, promovendo a centralidade e integralidade da alimentação. Enquanto linha de ação em políticas públicas, também estamos em plena sintonia com os princípios do Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas no Brasil (2012) e do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014).
Participamos e nos articulamos com os demais atores da sociedade civil e da comunidade científica que lutam pela defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada, pela Política Pública de Soberania e Segurança Alimentar, pelo fortalecimento da Agroecologia, como outro modelo de sistema alimentar global.

Reunião do 1º Encontro de fundação da atual Comunidade Slow Food Brasil Educação, em 2015.
Percurso sensorial do 1º Encontro em Batatais, 2015.
Percurso sensorial durante 1º encontro do grupo, 2015
2º Encontro do, na época, GT Educação em 2016, São Paulo.

A partir do Projeto Caracol, realizado entre 2017 a 2019, foi produzido um documentário retratando as comunidades, suas histórias e os pilares do projeto.
O nome do documentário é Nhandereko.

Tem interesse em participar da comunidade? Saiba como é a integração de novos membros:

Ao interagir com as pessoas, por meio de ações realizadas, divulgamos e apresentamos o a Comunidade Slow Food Brasil Educação a quem pode ou não ter conhecimento sobre o movimento e sobre a Comunidade. Nesses momentos de interação, as pessoas podem despertar interesse pelo grupo, podendo solicitar
contatos para fazer o ingresso. Também, dentro da própria rede Slow Food Brasil já estabelecida, ativista de outros grupos e nós que se interessarem por aprofundar ações educativas, podem se aproximar da Comunidade e dela fazer parte. Buscamos, ainda, divulgar nossas ações em sites, redes sociais e contatos próximos para que as pessoas conheçam o trabalho do grupo e, havendo interesse, possam fazer parte. Ainda, é possível solicitar a adesão preenchendo a ficha disponibilizada aqui no site, ou solicitando via e-mail. Somos uma Comunidade aberta à novos integrantes, mas temos nosso foco em questões de Educação Alimentar.

NHANDEREKO

é como os Guaranu Mbya chamam o que não-indígenas denominam de cultura e ao mesmo tempo de ecossistema. É o modo de ser, de viver, de educar filhos e filhas. Uma visão de mundo sistêmica de como se relacionar com a natureza e espiritualidade. E é como nos inspiramos em nossos povos originários para um bem-viver no século XXI, tendo como centro a relação entre cultura, comida e educação.

Em breve lançaremos o livro Caracol de Práticas Educativas, também resultado do projeto Caracol.

Outras Comunidades