A Piper aduncum é uma planta arbustiva tropical também conhecida como jaborandi-falso é uma florífera, sempre viva, pertencente a família das Piperáceas. Chega a 6 a 7 metros de altura, com folhas na forma de lança, de 12 a 20 centímetros de comprimento. O fruto da pimenteira consiste de muitos frutos minúsculos – cada um com tamanho semelhante ao da semente de papoula – embutidos numa espiga floral. Na Amazônia, muitas das tribos nativas usam as folhas de mático como antisséptico. Em alguns lugares é considerada erva daninha.

Arvore nativa do Brasil que produz um fruto aromático e picante e é encontrada em pequena quantidade nas pequenas reservas de Mata Atlântica que existem aqui no Recôncavo da Bahia, período de colheita entre outubro e fevereiro, de forma extrativista. Produz um ótimos condimento para temperar carne, aves e peixe. É muita apreciada em aguardente e cachaça de cana. Dela também se extrai um óleo de valor elevado e com fins farmacêuticos, usado na industria de cosméticos e perfumes.
Por ser uma árvore linheira com formato de cone, é muito usada para cobertura de casas.

Mático. Foto:  

Os frutos são usados como condimento e como flavorizante de cacau. É usado algumas vezes como substituto para pimenta-longa. Depois de processada, é usada como tempero de carnes, aves e peixes. Também utilizada como chá.

Indicação: Jean Marconi de Oliveira Carvalho, Pedro Augusto Borges Coni
Texto e Pesquisa: Jean Marconi de Oliveira Carvalho
Este produto compõe o projeto:
logo projeto completa

Outros produtos da Arca do Gosto