Marmelada de Santa Luzia

Arca do Gosto // Doces

Marmelada de Santa Luzia é um doce tradicional feito com marmelos encontrados na região de Luziania, no Estado de Goiás. A receita tem sido passada de pai para filho através das gerações. A fruta usada é uma variedade de marmelo Português (Cydonia oblonga Mill.) que se adaptou perfeitamente ao clima da área de Luziania. Os marmeleiros produzem frutas em Janeiro e Fevereiro, e os marmelos são pré-cozidos e armazenados em latas. A marmelada é produzida artesanalmente nas casas dos produtores durante todo o ano. A produção varia de acordo com os pedidos, mas as quantidades são mínimas já que o produto é vendido apenas localmente. A marmelada é produzida em tachos de cobre tradicionais.

O produto é embalado em caixas de madeira típica, feita pelos próprios produtores. A marmelada se preserva melhor quando em contato com a madeira, e uma fina camada se forma na parte superior. É consumida ao final das refeições como sobremesa, ou servida com queijos locais. Devido a uma produção semi-industrial de marmelada por empresas regionais, que importam variedades de marmelo de outras regiões (especialmente Santa Eusébia no estado de São Paulo), a produção artesanal da marmelada de Santa Luzia está diminuindo drasticamente.

A Marmelada de Santa Luzia é um doce produzido artesanalmente e típico de região de Luziania, antigamente conhecida como Santa Luzia. A área de produção é o Planalto Central, onde a capital do país, Brasília, foi construída nos anos cinqüenta. A marmelada é produzida por comunidades quilombolas, descendentes de escravos afro-brasileiros, que viviam em quilombos: vilas que foram fundadas entre os séculos 17 e 18 por escravos que conseguiam fugir de seus senhores e do terrível trabalho forçado em plantações e minas. Os escravos que conseguiam fugir, se esconderam nas florestas e viveram em isolamento por longos períodos, mantendo sua forte identidade cultural. Destas comunidades de Luziania, Mesquita e Xavier, cerca de 30 famílias estão envolvidas com a produção tradicional da Marmelada de Santa Luzia.

Existem duas associações de produtores na região: APROMAQ (Associação de Produtores do Mesquita) e Associação dos Produtores Rurais do Xavier, envolvendo cerca de 30 produtores de marmelo e 10 produtores de marmelada. Cada produtor de marmelada tem uma produção anual média de cerca de 1000kg.

Nome e endereço de contatos relevantes com os produtores

João Antônio Pereira Braga
Quilombo Mesquita
Rodovia GO-521 – Km 08
72880-990
Cidade Ocidental – GO

Apoios

regione-veneto.gif
brasil.gif

Outros produtos da Arca do Gosto