Castanha de Baru

Arca do Gosto // Fruta fresca, desidratada, castanhas e derivados

Dipteryx alata

  • Este produto também faz parte do projeto Fortalezas. Para saber mais sobre a Castanha de Baru e sobre as ações realizadas para sua preservação, clique aqui.

Sobre o Baru

O baruzeiro é uma planta leguminosa arbórea nativa do Cerrado. Seus frutos amadurecem entre Setembro e Outubro, e contém uma castanha com um sabor delicado e agradável, conhecida como Castanha de Baru. Grandes áreas do Cerrado estão sendo transformadas em fazendas com a introdução da monocultura da soja e cereais. Além disso, como a madeira do baruzeiro é usada no setor de construções, sua sobrevivência está ameaçada devido à extração de madeira para comercialização. Por essas razões, o baru está em risco de extinção, mesmo existindo leis relacionadas à proteção e preservação do meio ambiente que protegem as espécies nativas do Cerrado.

A castanha de baru, quando torrada, tem sabor semelhante ao amendoim ou castanha de caju. Tem valor nutricional alto, e contém cerca de 26% de proteínas. Pode ser consumido inteiro ou para o preparo de receitas de doces típicos, como o pé-de-moleque e paçoquinha, ambos com rapadura e castanhas torradas.

No Estado de Goiás, próximo à Brasília e ao Distrito Federal, comunidades produzem e vendem castanha de baru, e em algumas cidades, a castanha está sendo usada na merenda escolar. Em Pirenópolis, a castanha é consumida principalmente pela população rural, especialmente crianças, que se abrigam nas sombras das árvores. A área de Pirenópolis foi pioneira na exploração comercial do baru e tem ligação histórica com a espécie. Nos últimos dez anos alguns projetos foram ativados no município, para a proteção e promoção do baru. O trabalho que começou com a ação isolada de algumas pessoas na região, hoje já é o carro chefe de duas associações do município: a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Caxambu – ADCC e o Centro de Estudos e Exploração Sustentável do Cerrado – CENESC.

Apoios

SDT - MDA - Brasil Governo do Federal

Regione del Veneto

Outros produtos da Arca do Gosto