Batata doce roxa

Arca do Gosto // Hortaliças e conservas vegetais

Ipomoea batatas // Região Sul

A batata doce roxa é da família da batata doce, e se caracteriza por apresentar um formato alongado e uniforme, sua raiz tem película externa de cor roxa, e tem polpa também de cor roxa vibrante. A planta é do tipo rasteira. As ramas desenvolvem-se lentamente, são de comprimento médio e de cor verde.

É originária da América Tropical, tendo como provável centro de diversidade o Noroeste da América do Sul. Devido a sua natureza rústica, adaptabilidade e também facilidade de multiplicação, disseminou-se pela Ásia, África e América Latina durante os séculos XVII e XVIII.

Em geral todas as batatas doces possuem grande importância social e econômica vislumbrando-se sua participação efetiva no suprimento de alimentos. Constituiu-se como uma importante alternativa para a alimentação animal e para a agroindústria, e são muito consumidas no país. O potencial de produção da batata doce é alto por ser uma das plantas com maior capacidade de produzir energia por unidade de área. As ramas e raízes são largamente utilizadas nas indústrias do alimento, tecido, papel, cosmético, preparação de adesivos e álcool.

A região Sul do país é a maior produtora de batata doce, seguida da região Nordeste. O Brasil possui vasto germoplasma de batata doce, mantido por pequenos agricultores, comunidades indígenas e até mesmo em hortas domésticas. A batata doce roxa não é muito difundida e seu consumo ocorre em pequenas comunidades que ainda preservam variedades que fogem do padrão mais comercializado, mas possui características organolépticas muito interessantes de cor, aroma e sabor.


Usos gastronômicos

A batata doce roxa pode ser indicada para o consumo principalmente de pessoas que procuram auxílio na manutenção do peso e no ganho de massa muscular. São diversos os pratos em que a batata doce roxa pode ser encontrada, seja cozida, assada, frita ou sob a forma de purês, pães, etc.

Indicação

Levi Gonçalves Oliveira

Outros produtos da Arca do Gosto