A araçá-vermelho (Psidium cattleianum) é uma fruta redonda, de casca avermelhada quando madura, macia, com cerca de 4 cm de diâmetro e com peso frequentemente menor que 20g. Sua polpa é firme e suculenta, e apresenta sabor ácido e adocicado, uma fruta de sabor muito equilibrado.
É possível encontrar flores entre junho e dezembro, com frutos amadurecendo entre setembro e março, sendo muito procurados por pássaros. As sementes tem alta viabilidade, mas o desenvolvimento da planta é lento.
O araçazeiro é uma árvore que mede entre 3 e 6m, com copa irregular rala e troco tortuoso de casca lisa e descamante em placas finas e irregulares, típica da família a qual pertence (Myrtaceae), presente na Mata Atlântica.
Foi muito cultivada em pomares, mas com o desmatamento e a mudança de hábitos nas cidades, com as pessoas vivendo em locais cada vez menores, sem quintais, contribuiu bastante para sua escassez.
Foi muito cultivada em pomares e quintais de pequenas propriedades, principalmente na região Sudeste do Brasil e Uruguay.
Usos gastronômicos:
Os frutos são consumidos in natura e na forma de suco, geleias e sorvetes.