Araçá-vermelho

Arca do Gosto // Fruta fresca, desidratada, castanhas e derivados

araçá-rosa // Psidium cattleianum // Mata Atlântica. Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A araçá-vermelho (Psidium cattleianum) é uma fruta redonda, de casca avermelhada quando madura, macia, com cerca de 4 cm de diâmetro e com peso frequentemente menor que 20g. Sua polpa é firme e suculenta, e apresenta sabor ácido e adocicado, uma fruta de sabor muito equilibrado.

É possível encontrar flores entre junho e dezembro, com frutos amadurecendo entre setembro e março, sendo muito procurados por pássaros. As sementes tem alta viabilidade, mas o desenvolvimento da planta é lento.

O araçazeiro é uma árvore que mede entre 3 e 6m, com copa irregular rala e troco tortuoso de casca lisa e descamante em placas finas e irregulares, típica da família a qual pertence (Myrtaceae), presente na Mata Atlântica.

Foi muito cultivada em pomares, mas com o desmatamento e a mudança de hábitos nas cidades, com as pessoas vivendo em locais cada vez menores, sem quintais, contribuiu bastante para sua escassez.

Foi muito cultivada em pomares e quintais de pequenas propriedades, principalmente na região Sudeste do Brasil e Uruguay.

Usos gastronômicos:

Os frutos são consumidos in natura e na forma de suco, geleias e sorvetes.

Indicação

Ligia Meneguello e Flora Castellano

Pesquisa

Bernardo Simões

Este produto compõe o projeto

Alimentos bons, limpos e justos

Outros produtos da Arca do Gosto