Açaí Solitário

Arca do Gosto // Fruta fresca, desidratada, castanhas e derivados // Hortaliças e conservas vegetais

açaí solteiro, açaí-do-Amazonas, açaí-da-mata, açaí-de-terra-firme // Euterpe precatoria // Bacia Amazônica, Acre, Amazonas e Roraima // Comunidades indígenas, tradicionais ribeirinhas, seringueiras e da floresta em geral.

A Euterpe precatoria ou açaí solitário é uma palmeira (família das Arecáceas) de ocorrência também em outros países amazônicos como Bolívia e Peru, em áreas úmidas de baixa altitude, geralmente junto aos rios em áreas periodicamente inundadas. É chamada assim pois, diferente do açaí comum, não aparece em touceiras. Costuma apresentar entre 3m e 20m de altura, com caule (palmito) verde ou verde com listras verticais amarelas. Floresce no outono e inverno, dependendo da localidade, frutificando no inverno e primavera. Seus frutos são arredondados e roxos, muito apreciados por pássaros e mamíferos, os principais dispersores das suas sementes. Cada palmeira produz entre 2 e 6 cachos de frutos por estação.

É fundamental para os amazônidas no que tanje à segurança alimentar, pois a polpa ou “vinho” extraído do fruto da palmeira é o alimento mais consumido com regularidade pelas comunidades da floresta. Dessa forma, o desenvolvimento de projetos que visam promover e garantir o consumo de seus frutos seria um elemento que certamente contribuiria com o legado bio-cultural amazônico. O rendimento dos frutos da E. precatoria  da Amazônia para mercados de massa exige que o seu uso seja acompanhado por iniciativas de conservação. O açaí é amplamente consumido na Amazônia brasileira, bem como de grande importância na dieta alimentar dos ribeirinhos e seringueiros. Devido à elevada capacidade antioxidante de sua polpa, considerada energética, funcional e nutracêutica (alimento que pode apresentar algum benefício à saúde), o seu consumo expandiu-se além da fronteira amazônica, tornando-se popular nos centros urbanos de outros estados do Brasil e também no exterior. Vale a pena ressaltar que a grande maioria da produção de frutos ocorre  de maneira extrativista.

Da palmeira também se extrai o palmito que tem amplo mercado de consumo nas cidades e no mercado externo. Originalmente esse era o maior valor da Euterpe precatoria, cujo corte indiscriminado e ilegal causou uma sensível diminuição de sua população nativa em toda a Amazônia.  

De toda forma, o plantio de açaí solitário em sistemas agroflorestais pode representar uma alternativa para a recuperação de áreas degradadas ou reflorestamento de áreas de proteção permanentes. Trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Acre apontam para o manejo de açaizais nativos como uma boa alternativa para a complementação da renda familiar dos assentados extrativistas, uma vez que a produção de açaí ocorre na entressafra da castanha-do-Brasil, podendo ser mais uma atividade geradora de renda desenvolvida paralelamente à produção da borracha.  

Palmito e frutos in natura têm usos gastronômicos. Da polpa dos frutos se prepara um suco com alto teor calórico denominado de “vinho de açaí”, sorvetes e também a “chicha”, uma bebida fermentada apreciada pelos indígenas locais. Suas raízes tem aplicação medicinal para problemas hepáticos e renais. Um suco obtido pela prensagem das folhas novas é utilizado contra picadas de cobras e anemias.

Referências:
site:http://www.fondazioneslowfood.com/wp-content/uploads/gravity_forms/6-50d93ebd98e3cdc63f057ec25225a9ae/2016/03/Euterpe-precatoria-Mart-por-B.Shanley-e-Evandro-ferreira.pdf  
livro: Lorenzi, H. 2010. Flora Brasileira – Arecaceae (Palmeiras).
Aureny M.P. Lunz para o Jornal Dia de CAMPO: Açaí-solteiro: uma palmeira amazônica com grande potencial.
artigo:http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Newsletter.asp?id=28185&secao=Artigos%20Especiais
artigo: Georges Duarte Ribeiro para o Jornal de Rondônia: Açaí-solteiro, acaí-solitário, açaí-do-Amazonas, açaí-da-mata, açaí-de-terra-firme (Euterpe precatoria), uma boa opção de exploração agrícola em Rondônia. Janeiro de 2011.
site: http://www.portalrondonia.com/noticias/25422.htm
artigo: Gerson Luiz Lopes para o Laboratório de Manejo Florestal – Compêndio online de espécies arbóreas: Euterpe precatoria Mart. Açaí-da-Amazônia, açaí-solitário.
http://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/euterpe-precatoria-mart-acai-da-amazonia-acai-solitario/

 

Indicação

Georges Schnyder

Revisão

Jean Marconi de Oliveira Carvalho e Ligia Meneguello

Este produto compõe o projeto

Alimentos bons, limpos e justos

Outros produtos da Arca do Gosto