Abricó

Arca do Gosto // Fruta fresca, desidratada, castanhas e derivados

abricó da amazônia, abricó-do-Pará, abricó-das-antilhas, mammee apple // Mammea americana // Região Norte // comunidades rurais, caboclas e ribeirinhas da Amazônia

O abricó tem sua origem nas Antilhas e no norte da América-do-Sul. Não se tem registro específico de quando foi introduzido no Brasil, mas estima-se que pode ter acontecido antes da invasão europeia à América, por meio do contato entre os povos ameríndios que existiam aqui. Assim, foi incorporado localmente, cultivado em quintais e pomares, fazendo parte da cultura alimentar da região Norte do país. Não há registros de plantios extensivos dessa espécie no Brasil. 

Pertencente à família das Clusiáceas, pode atingir até 20 m de altura e produz frutos de até 1 kg, geralmente entre 400 e 700g, grandes e redondos, de casca dura, rugosa e coloração marrom escura. O fruto é carnoso, suculento e sua polpa oscila entre as cores amarela e alaranjada. Quando maduros caem ao solo naturalmente, apresentando um aroma doce e agradável. O rendimento de polpa é considerável, chegando a cerca de 60% de parcela comestível do abricó. Possui alto teor de umidade e é pouco calórico. Contudo, seus teores de potássio e cálcio são interessantes quando nos referimos aos valores nutricionais do fruto.

Apesar de ser encontrado e cultivado em pomares e quintais, é um fruto pouco explorado comercialmente, sendo difícil encontrar nos mercados, mesmo em feiras e mercados da região amazônica. Além de não ser explorado comercialmente, também não é aproveitado como poderia em receitas e modos de processamento simples do fruto. Isso posto, aliado ao fato do abricó permanecer nas comunidades e locais onde é cultivado em baixíssima escala, coloca o fruto em desuso e desconhecimento, o que ameaça sua propagação e seu potencial uso gastronômico. 

Sua madeira é valiosa para construção interna, e seu uso em edificações acaba por aumentar a ameaça e a possibilidade de desaparecimento do abricó. Mesmo não sendo uma espécie de planta nativa da Amazônia brasileira, possui um grande potencial produtivo e nutricional, principalmente para a segurança alimentar das comunidades rurais da Amazônia. Sendo assim, é preciso reconhecer essa espécie como potencial real também de geração de renda aos agricultores e agricultoras da região Norte do Brasil, podendo também ser cultivado em outras regiões. Não se caracteriza como espécie exótica invasora, sendo que seu cultivo pode ser incentivado em sistemas agroflorestais, e não em monocultivos.

Pode ser consumido ao natural ou processado, na forma de sucos, geleias, doces, mousses, saladas.

Referências:

KINUPP, V. F. e LORENZI, H. 2014. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil. Instituto Plantarum. Pg 280-281.

YUYAMA, L.K.; YUYAMA, K.; AGUIAR, J.P.L.; ALENCAR, F.H.; NAGAHAMA, D.; MARINHO, H.A. 2013. Fruteiras da Amazônia: potencial nutricional. Editora INPA. Pg 20-21.

Indicação

Helenkássya Gonçalves de Araújo

Revisão

Carlos Alexandre Demeterco e Ligia Meneguello

Este produto compõe o projeto

Alimentos bons, limpos e justos

Outros produtos da Arca do Gosto