O mapati (Pourouma cecropiifolia), também conhecido como uva da Amazônia, embaúba, cucura, uva-da-mata e purumã, é um fruto de uma árvore amazônica de porte médio, nativa das florestas de terra firme da Amazônia Ocidental. A árvore pode atingir até 15 metros de altura em seu habitat natural.

O mapatizeiro é considerado uma espécie de fácil propagação por sementes, além de tolerar solos ácidos de baixa fertilidade. Em cultivos manejados o mapatizeiro apresenta rusticidade contra pragas, doenças, sendo que os frutos do mapati podem ser precocemente produzidos (a partir dos 3 anos de idade). Em decorrência disso, seu cultivo pode ser sugerido em pequenos pomares, sistemas agroecológicos e na recuperação de áreas degradadas. Além dos frutos, a seiva extraída dos brotos foliares do mapatizeiro é usada na medicina tradicional, no combate as enfermidades dos olhos.

Os frutos são drupas formadas em infrutescências semelhantes aos cachos das uvas, no entanto, são bastantes perecíveis após a amadurecimento. São globosos ou subglobosos, medindo em média 2,1 cm de comprimento por 1,5 a 2,3 cm de diâmetro, com peso médio de 13 gramas. O pico de produção dos frutos do mapati é entre os meses de novembro a janeiro, coincidindo com o início do período de chuvas na Amazônia.

Infrutescência madura do mapati. Foto: Afonso Rabelo

A casca é fina e de superfície áspera, fibrosa, coloração violeta-escura, quando maduro, e com grande quantidade de pigmentos antocianinas. O mapati tem um bom rendimento de polpa, cerca de 55% do total do fruto, possuindo consistência gelatinosa, suculenta, pouco fibrosa e de sabor agradável, sendo levemente adocicado. Apresenta boas quantidades de carboidratos, fibras e minerais, como cálcio, fósforo e potássio.

Esses frutos são consumidos basicamente na forma in natura. Após a coleta apresenta potencial para preparação de doces, frutas em caldas ou desidratadas, geleias, sucos e bebidas fermentadas, granolas e farinhas nutritivas.

Indicação: Helenkássya Gonçalves de Araújo
Texto e pesquisa: Carlos Demeterco
Este produto compõe o projeto:

Logo Novo Projeto site copy

Outros produtos da Arca do Gosto