terra madre jovem

Chamado aos jovens agricultores de todo o mundo

terra madre jovem

Um chamado aos jovens produtores, agricultores e ativistas da rede Slow Food que possam ir a Milão/Itália: compareçam à Expo, de 3 a 6 de outubro de 2015, levando sua proposta sobre como Alimentar o planeta…

Aos jovens agricultores, produtores artesanais de alimentos, pescadores, nômades e indígenas que produzem o nosso alimento de cada dia: precisamos de vocês em Milão, o mundo precisa de vocês. Vocês dedicam a vida à preservação e ao cultivo do planeta e, por isso, são tão importantes.

Os agricultores, tão próximos da terra, podem ensinar como proteger a variedade das sementes, plantas, raças animais, água, solo, fontes insubstituíveis da nossa alimentação. Podem ensinar que o seu trabalho diário é distante de qualquer forma de ganância, egoísmo, guerra; de todos os males gerados pelo progresso, que nada tem a ver com o prazer de viver. Com a felicidade que vem das coisas bonitas e boas, de compartilhar, da sabedoria que preserva a terra para as futuras gerações.

Os agricultores não fazem guerras, mas sofrem com elas; não poluem, mas são vítimas da poluição; não enriquecem, mas são ameaçados pelos ricos; passam fome e, por incrível que pareça, os responsáveis são aqueles para os quais trabalham, para os quais produzem os alimentos de cada dia.

O uso do tempo, o significado do trabalho, o valor do alimento, o senso de limite, a relação íntima com a natureza e com o meio ambiente são características profundamente humanas, mas que o ser humano está perdendo ao longo do caminho.

O mundo precisa de vocês, jovens agricultores, do seu exemplo, dos seus conhecimentos, da sua juventude e energia. Venham a Milão em outubro, para a parte final da Exposição Universal dedicada a “Alimentar o planeta”: quem, melhor que vocês, que alimentam o mundo com o seu trabalho diário, pode ser protagonista de uma mobilização para lançar uma mensagem forte de esperança e paz, de perspectiva para o futuro, para traçar o caminho de um novo humanismo?

Vocês, jovens agricultores de todos os cantos do mundo, são a esperança para o futuro desta terra que pisoteamos, uma possibilidade de resgate para quem passa fome e é vítima de desnutrição. Vocês são os primeiros capazes de reverter um sistema econômico mundial que está destruindo a nossa casa em nome de uma ideia que confunde desenvolvimento
com lucro, crescimento com competição. Vocês dão continuidade a uma história milenar, escrita com cada enxada, cada arado, cada foice, cada rede de pesca, cada panela e cada colher, com toda energia gasta para trabalhar a terra e produzir alimentos. São vocês que praticam e propagam o “lento contágio do exemplo”.

Saiam de seus campos, barcos, cozinhas, lojas por uns dias e venham a Milão. Reúnam-se, compartilhem suas ideias, mostrem a todos as repostas que o mundo está procurando e que jamais encontrará sem a sua ajuda. Esperamos por vocês, Milão espera por vocês.

Para saber mais:

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress