O Salone del Gusto 2014 apresenta uma série de interessantes Encontros à Mesa, explorando sabores internacionais. A Escola de Cozinha faz a sua estreia com sessões sobre cozinha criativa e cozinha com sobras
A décima edição do Salone del Gusto e TerraMadre(SDG/TM), que será realizada em Turim, na Itália, de 23 a 27 de outubro, vai chamar a atenção à biodiversidade alimentar do mundo, para conscientizar sobre a grande diversidade de sabores tradicionais que normalmente não são incluídos no sistema alimentar industrial. O SalonedelGusto e TerraMadre, o encontro mundial das comunidades do alimento, tem por objetivo a promoção dos produtos artesanais, destacando a importância dos pequenos produtores, que muitas vezes não conseguem ter acesso ao mercado para vender os seus produtos. Durante o SDG/TM2014, a Escola de Cozinha e os Encontros à Mesa contarão com a presença de chefs famosos, procedentes de diversos países, que interpretarão os produtos tradicionais locais, demonstrando os inúmeros usos possíveis.
A Escola de Cozinha, uma novidade do Salone del Gusto, é a evolução da Educação ao Gosto, a abordagem da educação alimentar segundo o Slow Food. A Escola de Cozinha pretende modificar a relação entre os chefs e o público, envolvendo ativamente os participantes na preparação de pratos, como se estivessem na cozinha de um restaurante. Nas sessões da Escola de Cozinha haverá diversos eventos de Cozinha com Sobras, para ensinar formas alternativas de utilizar os produtos, reduzindo o desperdício. Para conhecer a lista completa das sessões da Escola de Cozinha, visite o link: www.salonedelgusto.com/events/cooking-school/
Como nos anos anteriores, esta edição também terá os Encontros à Mesa, jantares que oferecem aos participantes a oportunidade de experimentar novos aromas e temperos, aprendendo sobre culinárias étnicas e regionais, descobrindo novos sabores e novas técnicas de cozinhar. Para conhecer o programa completo dos Encontros à Mesa, visite o link: www.salonedelgusto.com/events/dinner-dates/
Algumas atividades:
Sessão de Cozinha com Sobras
Mil formas de usar o arroz com GilbertoVenturini
Você sabia que o arroz que sobrou pode servir de base para preparar um nhoque de arroz com caldo. Nesta viagem através das receitas com sobras de arroz, GilbertoVenturini e a sua esposa, MarcellaCicognetti, apresentarão receitas de toda a Itália.
A massa reinterpretada com Antonio Tubelli
As sobras de massa constituem um recurso fantástico para a preparação de pratos quepodem competir com o original. Com o chef AntonioTubelli, do restaurante TimpanieTempura de Nápoles, aprenderão que a massa pode ser transformada e reinterpretada, criando inúmeros pratos deliciosos.
A experiência brasileira com Regina Tchelly
A chef ReginaTchelly é uma intérprete da nova gastronomia brasileira e é a criadora do projeto Favela Orgânica, que transforma sobras alimentares em pratos orgânicos, nas favelas do Rio de Janeiro. Regina mostrará como poucos ingredientes bastam para preparar pratos saborosos, como o canelone de berinjela recheado e o gratin de batata com pimentão.
Que peixe? com Alice Delcourt
Infelizmente, apenas poucos milhares de espécies de peixes comestíveis chegam até a nossa mesa. A chef Alice Delcourt, fundadora e chef do restaurante L’ErbaBrusca, de Milão, apresentará muitos pratos à base de espécies de peixe menos valorizadas.
Criatividade na cozinha: comida étnica e cozinha temática
O cheiro de rosas da Osteria Francescana com o chef Massimo Bottura, da OsteriaFrancescana, classificado em terceiro lugar na Lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo
Um fluxo constante de ideias do chef Massimo Bottura chegando a uma velocidade assustadora. A sua cozinha ignora qualquer limite, até mesmo os seus limites pessoais. Inspirada na culinária de Modena, cidade de origem do chef, a cozinha criativa de Bottura viaja pelo mundo, e os seus pratos não conhecem limites. A noite será cor-de-rosa, e o jantar apresentará o lado feminino da Osteria Francescana.
As Fortalezas italianas enfeitiçadas por Davide Scabin com Davide Scabin
Os produtos das Fortalezas italianas, de Norte a Sul do país, serão interpretados pelo extravagante e imprevisível Davide Scabin, do restaurante Combal.Zero, de Rivoli. Reconhecidos por suas características únicas, os produtos das Fortalezas serão mais um estímulo para as mãos, a cabeça e o coração criativo de Davide e sua equipe.
A China está servida
Os pratos do restaurante Zheng Yang unem temperos e ingredientes orientais e produtos piemonteses, alimentos chineses cultivados na região de Turim e Fortalezas Slow Food. Milhares de aromas diferentes e variedades de dim sum deixam claro que o que está no seu prato é uma culinária de alta qualidade, uma culinária que aproxima duas tradições, mantendo, ao mesmo tempo, raízes autênticas. O jantar será servido acompanhado de chás da China e vinhos da adega siciliana Planeta.
Jantando com Bruxelas
Três nacionalidades diferentes trabalham em uníssono para criar uma refeição com uma explosão de sabores, originalidade e ingredientes de altíssima qualidade. Em Bruxelas, encruzilhada de culturas e culinárias, encontramos Dirk Myny (do RestaurantLesBrigittines); Philippe Renoux, um chef catalão de Roussillon; e Jean Van Roy (da Brasserie Cantillon).
A essência dos ingredientes, com Josean Alija, dono do Nerua, o restaurante do Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha.
A cozinha de Josean Alija é uma cozinha de pureza e inovação, resultado de um estudo contínuo sobre matérias-primas. A abordagem de Josean para a gastronomia é física e mental, cada produto (da terra) é estudado e analisado para destilar a sua essência. O objetivo é compreender melhor que técnicas e práticas de cozinha devem ser utilizadas para respeitar os ingredientes, transformando-os num prato espetacular.
A visão de Antonia com Antonia Klugmann
Nascida em Trieste, mas de origem de Ferrara e da região da Puglia, a chef Antonia Klugmann é uma pessoa multifacetada e, com certeza, uma mulher muito sensível. Durante o ano passado Antonia não trabalhou na cozinha, dedicando-se à horta, para aprender mais sobre o universo dos vegetais. Nos seus pratos, ela busca uma profundidade de sabores com combinações que ela considera únicas.
Arroz
Escola do arroz com Christian e Manuel Costardi
O arroz italiano está se tornando uma mercadoria sem competição no mercado. Algumas variedades são melhores que outras para a preparação de determinados pratos, e ainda assim, algumas variedades típicas de arroz italiano estão desaparecendo. Os chefs italianos Christian e ManuelCostardi, do HotelCinzia de Vercelli, no coração da região piemontesa de produção de arroz, aprofundarão o tema.
Opções vegetarianas
Reino vegetal com VivianaVarese, dona do restaurante estrelado Michelin, Alice, no Eataly de Milão
Embora não seja vegetariana, Viviana acredita firmemente que o futuro da alimentação e da gastronomia será baseado principalmente em verduras, cereais e legumes. Mas como podemos utilizar esses ingredientes para criar um prato capaz de competir com carnes e peixes dos melhores restaurantes do mundo? As receitas vegetarianas apaixonadas, criativas e inovadoras de Viviana, ajudam-nos a olhar para o futuro.
Peixe sustentável
Cefalópodes sem mistérios com Luca Collami
LucaCollami,chefe dono doRistoranteBaldin de Gênova, sempre apostou na cozinha à base de peixe. Para o Salone del Gusto, Luca vai enfrentar um problema que para muitos cozinheiros ficou sem solução: os tempos de preparação dos cefalópodes. Ele vai nos ensinar como preparar polvo, lula e calamar, em pouco tempo, preservando o sabor e mantendo a carne macia.
Il Bastimento dentro dos muros
IlBastimento, um bistrô que serve peixe, em Turim, e que faz parte do projeto da Aliança de Chefs Slow Food vai hospedar a moderna Osteria dentro le Mura (que, ao pé da letra, significa “dentro dos muros”), que serve peixe fresco. Um jantar com duas influências diferentes: uma da região da Puglia, outra do Molise. Antonio e LinaTerzano se mudaram para Turim de Termoli, no sul da Itália, e continuam interpretando, de forma maravilhosa, os pratos tradicionais à base de peixe da sua região de origem, o Molise. Gigi, do restaurante Il Bastimento, serve pratos tradicionais da Puglia Iônica
Para o credenciamento de imprensa para o Salone Del Gusto e Terra Madre 2014
Visite o seguinte website: http://www.salonedelgusto.com/press/pre-accreditation/
Para maiores informações, entre em contato com:
Slow Food Paola Nano, +39 329 8321285 [email protected]
Sharon Aknin, +39 3274737220 [email protected]
Organizado pelo Slow Food, Região do Piemonte e Municipalidade de Turim, em parceria com o Ministério Italiano de Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o evento internacional do Salone del Gusto estará de volta em Turim, Itália, celebrando a sua 10a edição. O Salone del Gusto, o salão dedicado a o mundo dos alimentos, e o encontro internacional do Terra Madre, a rede dos pequenos produtores do mundo inteiro, que está completando 10 anos, serão realizados, pela segunda vez, como evento único. O Salone del Gusto e Terra Madre 2014 vão acontecer de 23 a 27 de outubro, no Centro Lingotto Fiere de Turim, contando com a presença de mais de 1.000 expositores vindos de 130 países.