Slow Food Youth Network (SFYN) / Rede Jovem Slow Food
Entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2013, nas cidades de Bra e Pollenzo, se realizará um encontro de capacitação para jovens líderes do Slow Food (SFYN).
Os jovens envolvidos serão 23, procedentes de 5 continentes diferentes, e se juntarão em Bra, no centro do universo Slow Food, para aprofundar seu conhecimento sobre a associação, as temáticas que ela promove e como elas são aplicadas. Além disso, os jovens participarão de aulas, oficinas interativas sobre aquisição de conhecimentos específicos, intercâmbios com os estudantes de Universidade de Ciências Gastronômicas e visitas a revendedores locais de alimentos, para conhecer de perto o grande patrimônio gastronômico que o território representa.
O encontro é também muito importante para o trabalho da SFYN, para o biênio 2014 – 2015, que terá no trabalho dos jovens um dos pilares de sustentação do Movimento Slow Food Internacional. A través da aquisição de conhecimentos e o consolidação de relações entre os líderes, se tornará mas fácil o trabalho em conjunto para a realização dos eventos Terra Madre 2014 e Foodstock 2015, entre outros.
Nossa representante brasileira será Carolina Sá do Rio de Janeiro, foi levado em conta na escolha deste nome: o nível de Inglês, engajamento do Jovem e posicionamento estratégico para as ações do Biênio no Brasil. Carolina é uma liderança proativa do Convivium Rio de Janeiro que está recebendo todo o apoio da rede para que amplie seus conhecimentos e ajude os grupos Jovens a se replicarem na região sudeste.
Programação
Apresentação do cronograma:
SFYN, situação atual e objetivos futuros (Francesco Scaglia, Joris Lohman, Yvonne Faber)
Aulas:
Slow Food e SFYN, a importancia dos jovens para a associação (Paolo di Croce)
Políticas Agricolas (Roberto Burdese)
Arca do Gosto (Ludovico Roccatello)
Oficinas:
Ativismo alimentar e possiveís caminhos, Organização de eventos, Comunicação, Desenvolvimento de mídias sociais, organização de eventos, comunicação e desenvolvimento de tecnologias sociais.
Procedências dos líderes jovens:
- Canada
- Estados Unidos
- México
- Brasil
- África do Sul
- Corea do Sul
- Israel
- Espanha
- Itália
- França
- Alemanha
- Bélgica
- Holanda
- Áustria
- Suiça
- República tcheca
- Bulgária
- Macedônia
- Servia
- Turquía
A Rede Jovem do Slow Food agradece à todos, em especial Valentina Bianco, Yvonne Fabber e Fracesco Scaglia pela ajuda, grande abraço a todos os companheiros da rede.