A Universidade de Ciências Gastronômicas

História e Missão

A Universidade de Ciências Gastronômicas, fundada em 2004 e promovida pela associação Slow Food Internacional em colaboração com as regiões de Piemonte e Emilia Romagna (Itália), é uma universidade privada, porém legalmente reconhecida pelo Estado italiano.

O objetivo é criar um centro internacional de formação e pesquisa, que preste um serviço para aqueles que querem renovar os métodos da agricultura, proteger a biodiversidade, e promover uma relação orgânica entre gastronomia e ciências agrárias.

Esta nova figura profissional, o gastrônomo, é capaz de operar na produção, distribuição, promoção e comunicação da produção agro-alimentária de qualidade: a Universidade forma de fato os futuros expertos em comunicação, produtores e editores multimídias no campo enogastronômico, especialistas em marketing de produtos de excelência, gerentes de consórcios para a tutela ou de empresas dos setores agroalimentar ou turístico. Os alunos, provenientes de todo o mundo, adquirem uma formação ativa e dinâmica, graças à complementaridade entre as disciplinas humanísticas e científicas, à capacitação sensorial, às experiências diretas (através das viagens didáticas nos cinco continentes) dos processos artesanais e industriais de produção e processamento do alimento.

Até hoje, mais de 1000 alunos se formaram ou estão frequentando a Universidade de Ciências Gastronômicas.

Quem é o Gastrônomo?

O gastrônomo é uma nova figura profissional que conhece o processo de produção de alimentos a partir das suas origens agrícolas e pecuárias, com particular atenção às implicações para o meio ambiente e a sustentabilidade, e às mudanças industriais. O gastrônomo tem o conhecimento necessário para colocar o processo de produção tanto na economia de mercado como na comunicação. Ele aprende, além disso, o que for necessário para o exercício de uma profissão ligada ao conhecimento do turismo enogastronômico, o marketing de qualidade e à promoção e tutelados alimentos ligados ao território.

Sede da Unisg

Università degli Studi di Scienze Gastronomiche
Piazza Vittorio Emanuele 9, frazione Pollenzo – 12042 Bra (Cn), Itália

Contatos

Telefono: +39 0172 458511
Fax: +39 0172 45850
Email:[email protected]
Site: www.unisg.it

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...