OGM (transgênicos)

O Brasil se situa atualmente como o segundo maior produtor de transgênicos do mundo e é o país que proporcionalmente mais cresceu em plantios de OGMs (organismos geneticamente modificados).

Sob quaisquer aspectos que se analise a produção e consumo de OGMs na alimentação, diversos questionamentos e problemas são levantados.

O Slow Food é contra o plantio comercial de plantas geneticamente modificadas e defende uma alimentação humana e animal livre de OGMs.

Com os OGMs nos arriscamos a transformar nosso alimento em comodities patenteadas controladas por poucas multinacionais e tirar direitos de agricultores e consumidores.

Os OGMs são duvidosos sob o ponto de vista científico, ineficiente em termos econômicos e ambientalmente insustentável. Pouco se sabe sobre aspectos da saúde e do ponto de vista técnico são obsoletos. Eles causam severos impactos sociais, ameaçam culturas alimentares tradicionais e o sustento de pequenos produtores.

Em muitos países a rotulagem de alimentos contendo OGMs não é obrigatória e as pessoas não têm certeza se estão evitando estes alimentos. Nós apoiamos a rotulagem compulsória de todo produto contendo ingredientes geneticamente modificados, incluindo carne e laticínios de animais que foram alimentados com ração GM, dando ao consumidor a livre escolha sobre o que comem.

No Brasil qualquer produto alimentício com mais de 1% de transgênico em seus ingredientes deve ter o rótulo de um ‘T’ dentro de um triângulo amarelo. Apesar da legislação, muitos produtos ainda omitem essa informação, tirando das pessoas o direito de saber o que consomem.

O Slow Food lançou uma campanha global contra os OGMs, com ações civis acontecendo por toda a rede mundial. Em 2013 integramos juntamente com o Friend os the Earth na campanha ‘Stop the Crop’ (Parem o plantio, em livre tradução) em resposta à consideração da Comissão Européia de introduzir de novos plantios GM.

» Leia também: Sobre os Transgênicos (OGMs)

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress