OGM (transgênicos)

O Brasil se situa atualmente como o segundo maior produtor de transgênicos do mundo e é o país que proporcionalmente mais cresceu em plantios de OGMs (organismos geneticamente modificados).

Sob quaisquer aspectos que se analise a produção e consumo de OGMs na alimentação, diversos questionamentos e problemas são levantados.

O Slow Food é contra o plantio comercial de plantas geneticamente modificadas e defende uma alimentação humana e animal livre de OGMs.

Com os OGMs nos arriscamos a transformar nosso alimento em comodities patenteadas controladas por poucas multinacionais e tirar direitos de agricultores e consumidores.

Os OGMs são duvidosos sob o ponto de vista científico, ineficiente em termos econômicos e ambientalmente insustentável. Pouco se sabe sobre aspectos da saúde e do ponto de vista técnico são obsoletos. Eles causam severos impactos sociais, ameaçam culturas alimentares tradicionais e o sustento de pequenos produtores.

Em muitos países a rotulagem de alimentos contendo OGMs não é obrigatória e as pessoas não têm certeza se estão evitando estes alimentos. Nós apoiamos a rotulagem compulsória de todo produto contendo ingredientes geneticamente modificados, incluindo carne e laticínios de animais que foram alimentados com ração GM, dando ao consumidor a livre escolha sobre o que comem.

No Brasil qualquer produto alimentício com mais de 1% de transgênico em seus ingredientes deve ter o rótulo de um ‘T’ dentro de um triângulo amarelo. Apesar da legislação, muitos produtos ainda omitem essa informação, tirando das pessoas o direito de saber o que consomem.

O Slow Food lançou uma campanha global contra os OGMs, com ações civis acontecendo por toda a rede mundial. Em 2013 integramos juntamente com o Friend os the Earth na campanha ‘Stop the Crop’ (Parem o plantio, em livre tradução) em resposta à consideração da Comissão Européia de introduzir de novos plantios GM.

» Leia também: Sobre os Transgênicos (OGMs)

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...