Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, estará na UFRJ no próximo dia 26, às 10h, realizando palestra com o título “O papel central do alimento para uma nova política”. O evento será no bloco G do Centro de Tecnologia da UFRJ, localizado na Cidade Universitária – Ilha do Fundão.
Criada em 1989, a Slow Food é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 150 países, que trabalha para “promover a alimentação como portadora de prazer, cultura e identidade, respeitando as tradições locais e territórios”. A partir de suas ideias, foi fundada a primeira Universidade de Ciências Gastronômicas, a rede do “Terra Madre” e, em Turim (Itália), o “Salone Internazionale Del Gusto”. Carlo Petrini destaca-se, ainda, por ter lançado, no Brasil, o livro “Slow Food – princípios da nova gastronomia”.
O evento, que conta com a parceria da Feira Agroecológica (UFRJ) e da Agência UFRJ de Inovação, é uma realização da COPPE (UFRJ), juntamente com o Slow Food, Programa de Engenharia de Produção e o Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social. Para maiores informações, basta enviar uma mensagem ao e-mail [email protected]